São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Índice

Minas lança variedade de soja

DA REPORTAGEM LOCAL

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou na semana passada, em Capinópolis (MG), uma variedade de soja resistente ao cancro da haste.
A doença causou prejuízos de US$ 300 milhões desde que foi identificada em lavouras do Paraná e do Mato Grosso, na safra 88/89.
Resultado do cruzamento entre a FT-12 (Nissei) e a IAC-8, feito em 85/86 no campus da UFV, a nova variedade, UFV-17, foi batizada de Minas Gerais.
Segundo os pesquisadores da universidade, a Minas Gerais possui ciclo semitardio, de 127 dias.
Nos ensaios para avaliação da nova variedade, realizados nas safra 93/94 e 94/95, a Minas Gerais produziu 36% a mais que as variedades com ciclo semelhante, de acordo com os pesquisadores.
Ela adapta-se bem em solos de média e alta fertilidade e tem boa estabilidade na produção de grãos.
O plantio da Minas Gerais deve ser feito entre meados de outubro e a metade de dezembro, com densidade oscilando de 15 a 18 plantas por metro e espaçamento entre fileiras de 50 centímetros.
Ela apresenta melhor desempenho nas áreas de soja do norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás.
O diretor do Cepet (Central de Experimentação, Pesquisa e Extensão do Triângulo Mineiro), da UFV, Sebastião Alípio de Brito, diz que a Minas Gerais será repassada inicialmente aos produtores de sementes básicas.
A semente, segundo Brito, estará disponível no mercado dentro de três anos.

ONDE SABER MAIS:
Universidade Federal de Viçosa, tel. (031) 899-2203.

Texto Anterior: Safra paulista de café cresce 49% e deve render 2,6 milhões de sacas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.