São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela abre seu mercado

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A Venezuela, maior produtora de petróleo da América do Sul (cerca de 2,5 milhões de barris/dia) está fazendo o processo de abertura do setor sem quebrar o monopólio estatal.
O engenheiro Vladimir Yackovlev, diretor do Centro Internacional de Educação e Desenvolvimento, subordinado à estatal venezuelana PDVSA, disse que seu país pretende usar a abertura no petróleo para retomar o desenvolvimento econômico.
Em visita ao Brasil para uma série de palestras na Coppe-UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Yackovlev disse que a PDVSA não irá competir com as empresas no seu país.
O modelo, segundo ele, prevê que todo o petróleo que for descoberto por outras empresas, via contratos de risco ou em associação com a estatal, terá que ser vendido à PDVSA. Esta é que fará a venda internacional do produto.
Na semana passada, a Venezuela realizou concorrência para a abertura de dez áreas novas à exploração de empresas estrangeiras em regime de contrato de risco.
Yackovlev disse que a Venezuela pretende atrair capitais para aumentar os investimentos no setor.

Texto Anterior: Petrobrás quer mapear sul do continente
Próximo Texto: Como você quiser
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.