São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996 |
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Wal-Mart une-se a 'pool' de fornecedores
FÁTIMA FERNANDES
Para obter descontos das indústrias, a empresa armou um evento que chama de "sinalização de solo", uma pratica nova de comunicação no Brasil. As lojas de Osasco (SP) e Santo André (SP) foram sinalizadas no piso e nas pontas das gôndolas para facilitar o acesso do consumidor à área reservada aos produtos. Na sinalização, as marcas dos parceiros são amplamente destacadas. Faber Castell, Tilibra, Bic, Artenova, 3M, Pincéis Tigre, Avery e Alba Química são as empresas que participam no evento. Na loja de Osasco, o material escolar está exposto numa área de 120 metros quadrados. Em Santo André, em 100 metros quadrados. "Esse espaço é cinco vezes maior do que o reservado tradicionalmente para o setor de papelaria", diz Márcia Neves, gerente de marketing da rede Wal-Mart. Com a nova estratégia visual, as duas lojas esperam aumentar 30% a venda de material escolar neste período de volta às aulas. Na análise de Márcia, o crescimento de vendas é certo, já que a empresa continua com a sua política de ter os preços mais baixos do mercado. "Se um cliente encontrar um produto que custa menos do que o nosso nós devolvemos a diferença e remarcamos o preço para baixo. Isso também vale para a linha de material escolar." Os fornecedores estão animados com a promoção da rede de lojas norte-americana, que pretende estendê-la para datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças. A Tilibra, por exemplo, vendeu para o Wal-Mart cerca de 180 mil cadernos para serem comercializados a partir do final de janeiro até a primeira quinzena de março. "É um grande volume para duas lojas", diz Rodrigo Coube, gerente. Ele não revela o tamanho do desconto dado à Wal-Mart, mas diz que "foi compatível ao tamanho do cliente". João Carlos Nougues, diretor da Astra, que representa a venda da linha escolar da Pincéis Tigre nos supermercados e grandes magazines, diz que o comércio destes produtos na Wal-Mart deve se de R$ 25 mil entre 15 de janeiro e 20 de fevereiro. Nougues conta que por conta do destaque da marca no solo e da compra de grandes volumes, os descontos para a Wal-Mart nestes produtos foram da ordem de 30%. Concorrência O Carrefour começa na próxima quinta-feira a sua promoção volta às aulas. O sortimento de produtos é 30% maior do que o de 1995. Para compra da linha de material escolar, o Carrefour fez uma pesquisa nas escolas que ficam próximas às suas lojas. A estratégia da empresa é ter na promoção volta às aulas produtos nos departamentos de roupas, malas, mercearia, entre outros. Texto Anterior: Vendas à vista crescem 10,5% Próximo Texto: Malan nega ter feito acordo com Econômico Índice |
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