São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wal-Mart une-se a 'pool' de fornecedores

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A rede de lojas norte-americana Wal-Mart se uniu a oito fornecedores de material escolar para iniciar a promoção "volta às aulas".
Para obter descontos das indústrias, a empresa armou um evento que chama de "sinalização de solo", uma pratica nova de comunicação no Brasil.
As lojas de Osasco (SP) e Santo André (SP) foram sinalizadas no piso e nas pontas das gôndolas para facilitar o acesso do consumidor à área reservada aos produtos. Na sinalização, as marcas dos parceiros são amplamente destacadas.
Faber Castell, Tilibra, Bic, Artenova, 3M, Pincéis Tigre, Avery e Alba Química são as empresas que participam no evento.
Na loja de Osasco, o material escolar está exposto numa área de 120 metros quadrados. Em Santo André, em 100 metros quadrados.
"Esse espaço é cinco vezes maior do que o reservado tradicionalmente para o setor de papelaria", diz Márcia Neves, gerente de marketing da rede Wal-Mart.
Com a nova estratégia visual, as duas lojas esperam aumentar 30% a venda de material escolar neste período de volta às aulas.
Na análise de Márcia, o crescimento de vendas é certo, já que a empresa continua com a sua política de ter os preços mais baixos do mercado. "Se um cliente encontrar um produto que custa menos do que o nosso nós devolvemos a diferença e remarcamos o preço para baixo. Isso também vale para a linha de material escolar."
Os fornecedores estão animados com a promoção da rede de lojas norte-americana, que pretende estendê-la para datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças.
A Tilibra, por exemplo, vendeu para o Wal-Mart cerca de 180 mil cadernos para serem comercializados a partir do final de janeiro até a primeira quinzena de março.
"É um grande volume para duas lojas", diz Rodrigo Coube, gerente. Ele não revela o tamanho do desconto dado à Wal-Mart, mas diz que "foi compatível ao tamanho do cliente".
João Carlos Nougues, diretor da Astra, que representa a venda da linha escolar da Pincéis Tigre nos supermercados e grandes magazines, diz que o comércio destes produtos na Wal-Mart deve se de R$ 25 mil entre 15 de janeiro e 20 de fevereiro.
Nougues conta que por conta do destaque da marca no solo e da compra de grandes volumes, os descontos para a Wal-Mart nestes produtos foram da ordem de 30%.
Concorrência
O Carrefour começa na próxima quinta-feira a sua promoção volta às aulas. O sortimento de produtos é 30% maior do que o de 1995.
Para compra da linha de material escolar, o Carrefour fez uma pesquisa nas escolas que ficam próximas às suas lojas.
A estratégia da empresa é ter na promoção volta às aulas produtos nos departamentos de roupas, malas, mercearia, entre outros.

Texto Anterior: Vendas à vista crescem 10,5%
Próximo Texto: Malan nega ter feito acordo com Econômico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.