São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pittsburgh erra e Dallas ganha Super Bowl

RÉGIS ANDAKU
DA REPORTAGEM LOCAL*

O Dallas Cowboys venceu o Pittsburgh Steelers por 27 a 17 e se tornou o segundo time a ganhar cinco vezes o Super Bowl, a final do futebol americano profissional.
A vitória da equipe do Texas, em Tempe, região de Phoenix, no Arizona, deixou o time ao lado do San Francisco 49ers com cinco conquistas no Super Bowl.
O triunfo do Dallas foi a 12ª vitória consecutiva do campeão da Conferência Nacional sobre o da Conferência Americana.
Dois erros de Neil O'Donnell, quarterback (pronucia-se "cuórterbéc") do Pittsburgh, em momentos importantes da partida, impediram que fosse o seu time que alcançasse a quinta vitória.
Em três oportunidades, O'Donnell teve seus lançamentos interceptados por adversários.
No momento do primeiro erro, o Pittsburgh perdia por seu 13 a 7, mas poderia ter virado o primeiro tempo em vantagem.
O segundo erro praticamente definiu a vitória do Dallas.
A quatro minutos do fim do jogo, quando o Dallas vencia por 20 a 17 e os Steelers tinham a posse de bola e a possibilidade de virar o resultado, O'Donnell teve outro lançamento interceptado.
Os dois passes foram recuperados pelo defensor do Dallas Larry Brown, eleito mais tarde o MVP (Most Valuable Player), o melhor do 30º Super Bowl.
"O que dizer de minha atuação neste Super Bowl? Simplesmente que estou decepcionado", disse O'Donnell após o final da partida.
"Esta foi a vitória mais doce", afirmou, por sua vez, Troy Aikman, lançador do Dallas e que havia liderado o tinme em outras duas vitórias, em 93 e 94.
Michael Irvin, outro destaque do time, também usou a palavra "doce" para classificar o título.
"Mas não feche o livro; ainda há outro capítulo", afirmou, sobre a próxima finalíssima.
Um dos mais festejados era Barry Switzer, treinador do time campeão (leia texto abaixo).
Após a vitória, a preocupação dos jogadores era achar um lugar para comemorar. A polícia da região proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas após 1h.
"Policiais nos deram uma lista de lugares onde não seria muito recomendável nós aparecermos. Mas é para lá que estamos indo", disse Emmitt Smith, no vestiário.

*Com agências internacionais

Texto Anterior: Time continua sem Rivaldo
Próximo Texto: Técnico e presidente se vingam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.