São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 1996
Próximo Texto | Índice

Surpresas

São no mínimo surpreendentes os resultados das pesquisas Datafolha publicadas na edição de ontem. De um lado, 85% dos brasileiros acham que o país "tem jeito"; porém, o Congresso Nacional e os partidos políticos, bases de qualquer democracia, são as instituições pior avaliadas pela população, perdendo em prestígio para os clubes de futebol e até para a Igreja Universal do Reino de Deus.
Dos três Poderes, o melhor desempenho é o do Executivo (41% de aprovação), seguido pelo Judiciário (37%) e o Legislativo (25%). Em 1992, ano do impeachment de Fernando Collor, a situação era inversa: Executivo (34%), Judiciário (42%) e Congresso (46%).
Paradoxalmente, foi em 1995 que o Congresso foi mais atuante, tendo procedido a importantes reformas constitucionais e registrando uma presença superior à média das demais legislaturas.
Também parece estranho o fato de os brasileiros atribuírem mais poder aos clubes de futebol (52%) do que ao Congresso (50%) ou aos partidos (41%). É evidente que o Legislativo detém muito mais poder do que simples times de futebol, mas o desprestígio dessa instituição parece ter sido tão acentuado a ponto de obnubilar a visão da sociedade para a instância que, afinal de contas, é quem a representa.
A pesquisa contudo serve de alerta para os próprios congressistas e políticos em geral que precisam urgentemente resgatar a sua imagem. A democracia é importante e delicada demais para dar-se ao luxo de ter sua imagem assim tão aviltada. O país certamente "tem jeito", mas esse "jeito" necessariamente passa pelo pleno respeito à ordem institucional.

Próximo Texto: Vitória de Pirro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.