São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Por que nem sempre se elege o melhor para a cidade?'

Pitta
A população sempre elege aquele que, para ela, é o melhor candidato. Se o escolhido não se tornar o melhor prefeito, terá, fatalmente, índices de popularidade reduzidos durante sua gestão e será derrotado em outras eleições. Caso o melhor candidato se torne o melhor prefeito, tem grandes chances de eleger seu sucessor e vencer outras eleições. Isso vem ocorrendo com prefeitos de algumas das mais importantes capitais do país. É a comprovação de que, na democracia, a população sabe eleger o melhor prefeito.

Erundina
A pergunta é incompatível com a democracia. É antidemocrática a idéia de que podemos definir alguém que seja o melhor para toda a cidade. Um bom administrador para parte da sociedade pode não o ser para outra. Procuramos demonstrar que nossas propostas são as mais adequadas e que podemos executá-las. Não somos partidários da unanimidade, própria de ditaduras. Cabe ao povo escolher uma proposta. O eleito tem a tarefa de integrar diversos pontos de vista, mesmo correndo o risco de não agradar a todos.

Serra
Porque nem sempre a campanha eleitoral permite à população conhecer a fundo as idéias e as propostas. Alguns postulantes preferem se esconder atrás de jogadas de marketing, promessas fantasiosas ou obras de fachada em vez de debaterem sinceramente soluções para problemas da cidade. Pelo que tenho sentido, os eleitores votarão nesta eleição em quem tem idéias consistentes. Estou certo de que irei para o segundo turno e de que vencerei com propostas sérias e voltadas para os interesses da população.

Rossi
Porque a estrutura de poder montada no país se serve do poder econômico para criar falsas lideranças, que não se sustentam na verdade. Infelizmente nós vemos que o candidato oficial foi trabalhado como produto de consumo pelos especialistas em marketing. Mas isso tudo não se sustenta até o fim porque, como disse Abraham Lincoln, ninguém engana o povo o tempo todo. Creio que, na hora do voto, o eleitor não estará escolhendo o melhor programa de TV nem os melhores efeitos visuais, mas o melhor candidato.

Texto Anterior: Processo tem falhas
Próximo Texto: PONTOS DE VISTA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.