São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encapuzados disparam tiros de fuzil AR-15 contra deputada do PSD no Rio

SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A MAGÉ (RJ)

Pelo menos 12 tiros de fuzil AR-15 foram disparados ontem de madrugada contra a comitiva da deputada estadual Núbia Cozzolino (PSD), que voltava de um comício em Magé (município a 60 km do Rio).
Nenhuma bala acertou o alvo. Núbia, 38, disse que, ao se atirar no chão para escapar dos disparos, sofreu torção no braço direito e escoriações nas duas pernas.
A se confirmar, o atentado contra a deputada é o segundo a ocorrer na Baixada Fluminense em menos de uma semana. Na quinta-feira, o prefeito de Belfort Roxo, Mair Rosa (PMDB), foi baleado.
Após ser medicada no hospital de Piabetá (distrito de Magé), a deputada disse não ter dúvidas de que o suposto atentado teve motivos políticos.
Núbia não quis apontar suspeitos, mas assessores procuraram jornalistas para dizer que o ataque teria sido ordenado por Nelson Costa Mello, candidato do PL à Prefeitura de Magé e adversário político da família Cozzolino.
A Folha não conseguiu localizar Costa Mello, conhecido em Magé por seu apelido de campanha, Nelson do Posto.
Disparos
O suposto atentado ocorreu à 0h15, no bairro Parque Santana, em frente à casa de Deise Rodrigues da Silva, assessora da deputada. Núbia chegou ao local em um Gol branco, acompanhada de Deise, da filha desta, Gisele, 10, e do motorista Renato de Medeiros.
O grupo voltava do comício de Benito Cozzolino -tio da deputada e candidato do PPB à Prefeitura de Magé-, encerrado minutos antes no bairro Fragoso.
Em frente à casa de Deise estava parado o Tempra oficial da liderança do PSD na Assembléia, usado pela deputada.
O atentado teria ocorrido quando Núbia e os acompanhantes saíram do Gol em direção ao Tempra.
A dupla na motocicleta teria se aproximado e disparado contra o grupo. A deputada disse que, para se proteger, entrou debaixo do Tempra.
Os autores do atentado teriam fugido depois que um vizinho de Deise, o policial militar aposentado Ledyr Melinovsky, saiu de casa disparando para o alto com um revólver calibre 38.
Os acompanhantes da deputada também disseram ter sofrido escoriações. Todos foram medicados no hospital de Piabetá.
O Tempra foi atingido por três tiros. O Gol teve os vidros dianteiro e traseiro destruídos pelas balas de fuzil.
O delegado-titular da 66ª DP (Delegacia de Polícia), em Piabetá, Antônio Silvino, recolheu 12 cápsulas de AR-15 no local e dentro dos carros.
Silvino disse que pretende interrogar na delegacia todos os quatro candidatos à Prefeitura de Magé: Benito Cozzolino, Nelson Costa Mello (PL), Washington Lobo (PDT) e Deladier Garcia (Prona).
O delegado vê com desconfiança o relato da deputada. "A princípio, houve muito tiro e pouco ferimento", disse ele a policiais de sua equipe.

Texto Anterior: Estrangeiros 'checam' voto eletrônico
Próximo Texto: De volta ao muro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.