São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Último programa eleitoral reflete pesquisas

MARCOS GUTERMAN; GILBERT ZARMATI
DA REDAÇÃO E DA "FT"

O último horário eleitoral gratuito da campanha à Prefeitura de São Paulo refletiu os ânimos dos candidatos e também as suas posições nas pesquisas.
O programa do líder nas sondagens, Celso Pitta (PPB), foi quase inteiramente dedicado a mostrar que tudo vai bem nos quartéis malufistas.
"Vejo só alegria", disse o prefeito Paulo Maluf, a estrela do programa pepebista.
A participação do prefeito e a louvação a ele ao longo do programa colocaram seu candidato em segundo plano.
Quando foi falar do fim do mandato de Maluf, a âncora do programa chegou a dizer que está sentindo "uma pontinha de saudade".
Voto útil
Segunda colocada nas pesquisas, com uma dianteira não muito segura sobre José Serra (PSDB), Luiza Erundina (PT) foi mostrada em carreatas e comícios, numa tentativa de mobilizar a militância para a "reta final", no dizer do programa petista.
Erundina apareceu até mesmo sendo beijada por Lula, ex-presidente do partido e quase desafeto da candidata, por ter dito que votaria em Serra contra Pitta se o tucano fosse para o segundo turno.
Já o candidato do PSDB, cuja campanha não decolou como esperava seu patrocinador, o governo federal, pediu o voto útil.
Disse que Erundina "já teve sua chance" e que Pitta não reverterá as injustiças provocadas pela gestão Maluf, já que é o candidato oficial do prefeito.
Direito de resposta
Apesar de o horário eleitoral ter terminado, Pitta vai ocupar hoje 17 minutos da programação das emissoras de TV e 20 minutos da das emissoras de rádio para responder às acusações feitas no programa do candidato do PMDB, José Aristodemo Pinotti, sobre o superfaturamento de obras realizadas por Maluf.
Segundo a lei eleitoral, "não há impedimento de veiculação de direito de resposta em qualquer data". A resposta foi concedida a Pitta ontem pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral, que acolheu recursos do PPB que aguardavam julgamento desde o dia 6.
(MARCOS GUTERMAN e GILBERT ZARMATI)

Texto Anterior: Listagem deve ficar perto da urna
Próximo Texto: Os candidatos no rádio e na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.