São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Posto Mac divulga resultado de teste hoje

LARISSA PURVINNI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Companhia São Paulo de Petróleo divulga hoje resultados dos testes para identificar se o combustível que provocou a explosão no subsolo da agência do Itaú na avenida Cidade Jardim (zona oeste de São Paulo) no sábado tem origem em vazamento nos tanques do posto Rede Mac, na avenida.
Os testes foram feitos pela empresa Daruma, contratada pelo posto. Ontem, segundo a companhia, foi contratada a empresa Geosondas para fazer um estudo do solo sob o posto.
O Corpo de Bombeiros e a Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) verificaram que havia combustível nos tanques de drenagem dos prédios do Itaú e da agência de publicidade DPZ.
O terreno onde ficam os prédios localiza-se sobre um lençol freático. Há tanques de drenagem sob as construções. Uma bomba é acionada cada vez que os tanques enchem, fazendo com que a água escoe.
Para evitar risco de explosão, a bomba foi desativada e a água está sendo retirada por caminhões-pipa.
A Cetesb monitora a área para identificar a origem do combustível. Segundo o gerente do setor de operações de emergência, Helvio Aventurato, 43, ainda não se sabe quanto combustível -um derivado de petróleo- há no subsolo, de onde vem e como está se deslocando.
Foram verificadas as galerias de esgoto, Telesp e Eletropaulo na área e não foi constatada a presença de combustível. "Agora, dia 30, às 16h15, não há risco. Vamos continuar o monitoramento."
A cada hora, o Corpo de Bombeiros mede a densidade do combustível nos tanques e aplica uma espuma para prevenir risco de explosão.
Foram interditados o posto, a agência do Itaú e o prédio da agência de publicidade DPZ.
Os 180 funcionários que trabalhavam no prédio interditado da DPZ foram transferidos para o estúdio do diretor-sócio José Zaragoza, a divisão de design e a central de treinamento.
Cerca de 10% dos alunos da Escola Experimental Morumbi, em frente ao Itaú, faltaram à aula hoje, segundo a orientadora Sônia Campelo.

Texto Anterior: Fuvest-97 vai ter 126,5 mil candidatos
Próximo Texto: Petrobrás lança "óleo ecológico"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.