São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espírito esportivo

JUCA KFOURI

Foi uma goleada, ou melhor, uma cortada de cortar o coração. O "Cartão Verde" perguntou a seus telespectadores se a bela Ana Paula agiu bem ao provocar as cubanas após a vitória no Grand Prix.
Assim como não saiu uma linha na imprensa a favor do gesto, os integrantes do programa também condenaram a atitude -fazendo coro, por sinal, ao que disseram o técnico Bernardinho, a jogadora Ana Moser, a dupla Jacqueline e Sandra e assim por diante.
Só mesmo Márcia Fu, protagonista da confusão em Atlanta, que não assistiu à cena provocada pela companheira, a aprovou -caso original de "não vi mas gostei".
Só vírgula: 1.127 telespectadores telefonaram para apoiar Ana Paula, contra 320 que a condenaram, ou seja, 78% a favor da mesma atitude que todos desaprovaram quando partiu das cubanas.
Se as meninas do vôlei, desfalcadas exatamente pela falta de educação esportiva de Ana Paula e Filó, merecem os mais retumbantes aplausos pela heróica conquista do ouro na China, o resultado da pesquisa revela como ainda estamos longe de ser um país com um mínimo de fair play.
*
Inimigos como Ricardo Teixeira e Márcio Braga, agora vizinhos em Búzios, são figadais (de fígado). "Fidagal inimigo", como saiu ontem nesta coluna, é uma dessas confusões curiosas que acontecem na língua portuguesa e que, às vezes, um digitador menos atento comete. Aliás, "fidagal" também não existe, mas, sim, fidalgal.
Enfim, um deslize de quem mais acerta que erra, e que o colunista aceita fidalgamente, embora com o fígado envenenado.
*
Está claro agora por que Eurico Miranda insistiu tanto em levar o jogo entre Vasco e Corinthians para São Januário. Calcula-se que havia pelo menos 5.000 torcedores além do que o borderô oficial registrou.
E o fim do passe é que arruína o futebol brasileiro...
*
O maior público da última rodada coube ao Mineirão, mais de 15 mil pessoas no jogo Atlético-MG e Bahia. O menor coube a Caxias do Sul, 727 testemunhas para Criciúma e Cruzeiro.
Palmeiras e São Paulo, com TV direta para São Paulo, pouco mais de 8 mil.
Enquanto isso, na Espanha de Ronaldinho, Romário, Rivaldo e Giovanni, os estádios estão lotados.

Texto Anterior: Pó; Números, números...; Você sabia?; O viajante
Próximo Texto: São Paulo completa 1 mês sem vitória no Brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.