São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Pittagate; Mera coincidência; Fugindo de confusão; Provas materiais; Muito interessada; Língua solta; Candidato a Falabella; Contra-ataque; Aumentando o cacife; Pior dos mundos; Desculpa preventiva; Unanimidade incômoda; Vale tudo; Óbvio ululante; Drible de corpo; Tabaveto

Pittagate
Duas escutas clandestinas foram descobertas no comitê central de Pitta no final de agosto. O 5º DP paulistano investiga o caso, mas ainda não descobriu a autoria. As linhas grampeadas são do gabinete do candidato.

Mera coincidência
O PPB desconfia do fato de funcionários da própria Telesp terem registrado os boletins de ocorrência no 5º DP. Pouco antes, correra na cúpula pepebista boato sobre a possibilidade de o partido ser vítima de grampo.

Fugindo de confusão
A primeira escuta telefônica no comitê de Pitta foi descoberta em 26 de agosto. A segunda, em 30 de agosto. O PPB preferiu não divulgar o caso para evitar polêmica no momento em que Pitta disparava nas pesquisas.

Provas materiais
O grampo ilegal no comitê de Pitta atingiu os telefones 2825574 e 8533021. Além de gravadores, a polícia apreendeu fitas, que foram requisitadas por Galvão Bruno, juiz-corregedor da Polícia Judiciária.

Muito interessada
A direção da Telesp determinou à sua área técnica, que descobriu o grampo no comitê de Pitta, que deixasse a seu cargo o acompanhamento do caso.

Língua solta
Pegaram mal no Planalto os argumentos afobados de Kandir a favor da reeleição. Julga-se que Malan é mais hábil ao falar do tema. E que Kandir, enciumado, quer mostrar serviço.

Candidato a Falabella
Covas usou o bordão "Cala a boca, Magda", de programa humorístico da TV Globo, para responder a Maluf. O prefeito disse ter "asco" dos tucanos por terem usado acusação de que Pitta deu prejuízo à prefeitura paulistana em operação financeira.

Contra-ataque
De Campos Machado (PTB), sobre Paulinho (Força Sindical) dizer que ele faz o jogo de Serra: "O Paulinho não sabe o que fala. Ele é um ex-malufista arrependido e um petista enrustido".

Aumentando o cacife
Má notícia para FHC: 30% dos deputados do bloco PFL-PTB que já responderam à pesquisa interna sobre reeleição disseram que são contrários à proposta. Foram respondidos 34 questionários, 26% do total de 129.

Pior dos mundos
Se a tendência da pesquisa PFL-PTB sobre reeleição for mantida, o principal bloco de apoio ao governo daria apenas 38 votos contra o Planalto. Número que comprometeria os planos de reeleição de FHC.

Desculpa preventiva
Na pesquisa PFL-PTB, a pergunta sobre reeleição é seca. Se o deputado é a favor ou contra. Não admite meio-termo, como reeleição só a partir do sucessor de FHC. O que explicaria a rejeição alta, segundo pefelistas.

Unanimidade incômoda
Além da reeleição, a pesquisa PFL-PTB indaga ainda se o bloco deve ter candidato à presidência da Câmara e quem deve ser ele. As 34 respostas dizem sim à primeira pergunta e Inocêncio Oliveira (PFL-PE) à segunda.

Vale tudo
Informação recebida pela cúpula do PFL dá conta de que seis senadores podem engrossar a bancada do PMDB, inclusive os dois do PSD. Para não dar a ACM o gosto de dirigir o Senado.

Óbvio ululante
No dia 16, o Planalto anuncia a criação de um prêmio às empresas que fizerem programas para dar melhores condições de trabalho a seus empregados.

Drible de corpo
Samuel, vocalista da banda Skank, levou presentes para os filhos de Pelé, ontem no lançamento dos Jogos da Juventude, no Planalto. Alguém perguntou se ele não tinha nada para FHC. "Um abraço", esquivou-se.

Tabaveto
A demora na regulamentação da lei antifumo se deveu a Clóvis Carvalho (Casa Civil). Antitabagista radical, o ministro considerava as penas muito brandas.

TIROTEIO
De José Eduardo Dutra (PT), sobre Kandir dizer que o país pode crescer 9% com reeleição:
- Nesse ritmo, o Jobim (Justiça) dirá que a reeleição acabará com os crimes contra os direitos humanos. O Jatene (Saúde) falará que aumentará a expectativa de vida dos brasileiros. E o Brito (Minas e Energia) anunciará que ela nos tornará auto-suficientes em petróleo.

Próximo Texto: Guerra santa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.