São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analista crê na reeleição

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

A análise da Stephen Rose & Partners, de Londres, aposta na aprovação da emenda constitucional para a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso dentro dos próximos seis meses.
A percepção de que o presidente Fernando Henrique Cardoso se candidatará e vencerá a eleição de 1998, ficando no poder pelos próximos seis anos, causará uma aceleração na aprovação e um aprofundamento do conteúdo das reformas previdenciária, administrativa e tributária, diz.
Apoio forte
Rose acredita em forte apoio para a emenda da reeleição presidencial por parte dos atuais governadores e dos principais candidatos à presidência do Senado e da Câmara dos Deputados.
Ele diz que há sinais de que os governadores, beneficiários eles próprios da possibilidade de reeleição, estão formando uma frente para apoiar a emenda da reeleição.
Os governadores, prevê Rose, devem começar a usar sua influência para conquistar apoio para a tese da reeleição assim que terminarem as eleições municipais.
Rose diz que o presidente Fernando Henrique Cardoso tem importantes cartas na manga para ganhar o jogo político da reeleição.
Segundo esses raciocínio, os trunfos do presidente estão na aguardada reforma do gabinete ministerial e nas indicações para a presidência do Senado e da Câmara dos Deputados.
Ambos os principais candidatos para esses postos, que ficam vagos em fevereiro de 1997, Antonio Carlos Magalhães (PFL) para o Senado e Michel Temer (PMDB) para a Câmara, são favoráveis à emenda da reeleição.
A emenda da reeleição, para passar, precisa da aprovação de 308 dos 513 deputados e de 49 dos 81 senadores (três quintos do Congresso).
(ACS)

Texto Anterior: Déficit público brasileiro assusta analistas londrinos
Próximo Texto: Confirmado afastamento de diretor da TV Jovem Pan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.