São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universal discute se vai apoiar Pitta no 2º turno

ANA MARIA MANDIM
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a ausência no segundo turno do candidato do PSDB, José Serra, a Igreja Universal do Reino de Deus poderá orientar seus fiéis a votar no candidato do PPB, Celso Pitta, disse alta fonte da igreja.
A possibilidade será avaliada em oposição à tendência, hoje predominante na cúpula da Universal, de liberar o voto dos fiéis.
"Não há muito clima para entrar em outra eleição. Essa foi muito desgastante. Sentimos que os pastores e o povo evangélico estão cansados", disse a fonte.
Atrair a Universal vai depender do grau de interesse do prefeito Paulo Maluf e de seu candidato.
"Se o próximo prefeito nos chamar para uma parceria, nos permitir ajudá-lo na construção da cidade e não quiser só os nossos votos, mas que trabalhemos junto com ele (poderemos apoiá-lo)."
Caso antigo
O pepebista e a Universal se aproximaram no início da campanha. A prefeitura destinou verba de R$ 800 mil para a Associação Beneficente Cristã (ABC), entidade assistencial ligada à igreja.
Pitta compareceu a três eventos promovidos pela ABC. Em pelo menos um deles, na zona leste, foram distribuídas cestas básicas.
A aproximação foi suspensa pelo acordo entre o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, e dirigentes da Universal. A partir dali, a igreja fechou em bloco com o candidato do PSDB, José Serra. Nos templos, os pastores pregaram o voto no tucano e distribuíram seu material de campanha.
A preferência por Pitta não levará a igreja a "agredir" o oponente. "A Universal decidiu não mais 'bater' nos candidatos adversários, como fez no passado. Não é elegante e pode magoar membros da igreja. Temos gente de todos os partidos." A Universal espera eleger três vereadores.

Texto Anterior: 'Expatriados' fazem fila para não votar em dia de eleição
Próximo Texto: Maluf diz que chegou a rezar para que Erundina fosse a adversária de Pitta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.