São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabos eleitorais tentam enganar os analfabetos

DANIELA FALCÃO
DA ENVIADA ESPECIAL

Os quatro dias que antecederam as eleições em Lavandeira foram marcados por denúncias de compra de votos e tentativas de enganar os eleitores.
Distribuições de canetas verdes, além de santinhos com a foto de um candidato e número e nome de outro, foram alguns dos truques usados. Quem usa caneta verde ou vermelha poderá ter o voto anulado na hora da contagem. Os santinhos com o número errado foram distribuídos sobretudo para analfabetos.
Como boa parte da população lê e escreve com dificuldade, cabos eleitorais usaram outro recurso para enganar o eleitor: ensinavam a pegar a cédula de maneira que ficasse de cabeça para baixo. A ordem dos números dos candidatos a prefeito ficava invertida e o eleitor votava trocado.
Além disso, na quarta-feira, a candidata à prefeitura pelo PPB, Maria de Lurdes Gandra, foi flagrada distribuindo cestas básicas no povoado de Plano Alto, a 8 km de Lavandeira.
(DF)

Texto Anterior: Lavandeira dá carona para votar
Próximo Texto: Primeiro lugar de candidato do PSB faz PSDB mudar rumo da campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.