São Paulo, sexta-feira, 4 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginásio vira cadeia para 350 militantes

Detidos são acusados de fazer boca-de-urna

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ginásio de esportes de Luziânia (GO), 45 km a sul de Brasília, teve de se transformar em uma cadeia improvisada para receber cerca de 350 militantes acusados de fazer boca-de-urna.
Entre os detidos pela Polícia Militar, estavam crianças e adolescentes, liberados às 15h.
O delegado regional de Luziânia, Roberto Teixeira, disse que não há problemas em deter crianças. "Se elas tivessem matado alguém, seriam detidas do mesmo modo, até que os pais viessem buscá-las. Não é prisão."
O corretor de imóveis Raimundo Pereira disse, na porta do ginásio, que não conseguia liberar seus filhos, de 19, 15 e 14 anos.
Ele mora em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília. Disse que tinha ido "passear" em Luziânia -seus filhos usavam camisetas de Zequinha Roriz, candidato da coligação PMDB-PTB-PSD-PSC e irmão de Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal.
Entre simpatizantes de Zequinha, havia 270 pessoas detidas. Eles afirmaram que não estavam fazendo campanha, apenas usando camiseta do candidato.
Dois carros da campanha de Zequinha Roriz foram apreendidos pela Polícia Federal, em Brasília, e liberados em seguida.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 21 veículos no acesso ao Distrito Federal desde a madrugada de ontem. A maioria era de Kombis e furgões.
Para verificar se os veículos estavam transportando eleitores -o que é proibido, por induzir o voto-, os policiais paravam os veículos suspeitos nas barreiras e faziam perguntas aos ocupantes.
Segundo a polícia, os veículos que foram apreendidos estavam com muitos passageiros e nenhum deles tinha parentesco com o condutor.

Texto Anterior: Tucano garante vaga no 2º turno
Próximo Texto: Candidato pefelista lidera apuração e recusa alianças para segundo turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.