São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Para a platéia; Os franciscanos; Desculpa esfarrapada; Fidelidade canina; Sindicato globalizado; Internacional grevista; Na marra; Vexame virtual; Mexendo no time; Gaspari deixa 'Estado'; Rede de intrigas; Bom de voto; Ironia gringa; Apoio incômodo; Batalha do acarajé; Flerte mineiro

Para a platéia
Maluf deve empunhar a bandeira do plebiscito sobre reeleição. Para infernizar o projeto continuísta de FHC e passar à opinião pública a imagem de que prefere o referendo popular a acerto intramuro no Congresso.

Os franciscanos
Líderes governistas dizem que o Congresso rechaça a idéia de plebiscito sobre reeleição. E apontam o motivo principal: os parlamentares perderiam o cacife para negociar fisiologicamente a emenda dos sonhos de FHC.

Desculpa esfarrapada
Para Luiz Carlos Santos, o plebiscito sobre reeleição só faria sentido se FHC estivesse pleiteando a prorrogação do mandato. "O grande plebiscito é a urna. Se FHC estiver bem, será reeleito", diz o original ministro.

Fidelidade canina
Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), que se especializou em oferecer troféus a FHC, está pronto para engavetar qualquer proposta que tente viabilizar plebiscito sobre reeleição.

Sindicato globalizado
Nos dias 10 e 11, acontece em São Paulo reunião de centrais sindicais do Cone Sul. Confirmaram presença a CGT da Argentina e as CUTs de Brasil, Paraguai e Chile, além da Força Sindical. Centrais do Uruguai e da Bolívia também devem vir.

Internacional grevista
Na reunião das centrais sindicais do Cone Sul, na semana que vem, será discutida uma proposta de ações comuns. Uma das teses é a promoção de greve geral em todos os países da região.

Na marra
O PT está apelando para tudo a fim de conseguir o apoio do PSDB a Erundina. Vão pedir ajuda até para Geraldo Walter (programa de TV de Serra), que na segunda vai à Cives, entidade empresarial ligada ao partido.

Vexame virtual
O fracasso do TSE em colocar na Internet os dados sobre as eleições decepcionou até jornalistas portugueses, que não conseguiram acessar os resultados.

Mexendo no time
Começa uma movimentação no Palácio do Bandeirantes para que ocorra uma reforma do secretariado estadual paulista. Razão: o desempenho ruim de vários auxiliares teria prejudicado o PSDB nas eleições.

Gaspari deixa 'Estado'
Elio Gaspari está deixando o jornal "O Estado de S. Paulo". Julgou intolerável editorial de anteontem do "Jornal da Tarde", que atacou jornalistas "com aspas" que criticaram vazamento de denúncia do BC sobre Pitta às vésperas da eleição.

Rede de intrigas
Segundo versão que circula no governo, um membro do BC pressionou a direção de "O Estado de S. Paulo". Teria reclamado que, após terem passado informação valiosa ao jornal, foram duramente criticados.

Bom de voto
O bode Frederico, lançado como candidato falso a prefeito de Pilar (AL), está tendo um excelente desempenho. Apesar de terem matado o animal em 13 de setembro, ele está com 15% de votos em média nas urnas.

Ironia gringa
Em reportagem ontem sobre homossexualismo no Exército brasileiro, a CNN trocou as legendas de identificação. Pôs o machão Jair Bolsonaro como vice-presidente do Movimento Homossexual Atobá, da Bahia.

Apoio incômodo
A candidata do PT em Maceió, Heloísa Helena, pode receber apoio dos caciques locais do PMDB e do PFL no 2º turno. Eles preferem o PT a fortalecer o atual prefeito Ronaldo Lessa (PSB), que apóia Kátia Born.

Batalha do acarajé
Duda Mendonça (Pitta) venceu a "Guerra dos Baianos", a batalha publicitária da eleição paulistana. Apesar de ter começado em vantagem, Geraldo Walter (Serra) perdeu a parada.

Flerte mineiro
Célio de Castro (PSB) diz que, se eleito prefeito de Belo Horizonte, manterá nomes do secretariado de Patrus Ananias (PT), de quem é vice. "É a melhor equipe com que trabalhei."

TIROTEIO
De Alberto Goldman (PMDB), sobre Quércia, a quem atribui o mau desempenho do partido em São Paulo:
- Foi só ele ir à TV pedir votos na legenda que nós tivemos a pior votação da nossa história para vereadores em São Paulo.

Próximo Texto: Trocadilho eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.