São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Taniguchi quer fazer 'ação de impacto' no 1º dia do mandato

Prefeito eleito pretende criar uma nova linha de transporte

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O prefeito eleito de Curitiba, Cássio Taniguchi, 54, pode criar uma nova linha de transporte, ligando Curitiba a Almirante Tamandaré (na região metropolitana), no primeiro dia de mandato.
Ele foi eleito com 54,62% dos votos válidos, derrotando o candidato do PSDB, Carlos Simões, que obteve 30,31% dos votos válidos.
*
Agência Folha - Qual vai ser a sua primeira medida como novo prefeito de Curitiba?
Cássio Taniguchi - De impacto, eu gostaria de começar já executando algum tipo de ação. Talvez uma nova linha de transporte, logo no primeiro ou segundo dia. É mais ou menos uma tradição. O Jaime (Jaime Lerner, governador do Paraná), quando assumiu, implantou a linha do Trabalhador. O Rafael Greca deve ter feito também alguma coisa na mesma linha, que eu não lembro agora.
Agência Folha - Como é que o sr. pretende compor sua equipe de governo, já que sua coligação é formada por cinco partidos (PFL, PTB, PPB, PSC e PSD)?
Taniguchi - Pretendo formar a equipe de trabalho dentro dos princípios que nós definimos quando da formação da coligação, ou seja, é uma gestão compartilhada com vários partidos e evidentemente cada partido terá seu espaço. Nós pretendemos é fazer uma parceria. Todos os partidos têm bons quadros. Nós vamos escolher os melhores. Todos terão espaço na minha equipe.
Agência Folha - O sr. acha que vai ser tão fácil assim?
Taniguchi - Eu diria que não é difícil. Toda coligação pressupõe uma divisão harmônica de interesses e obrigações. Nós vamos procurar conciliar todos os interesses dentro de um critério técnico e político bem estabelecido.
Agência Folha - O sr. vai administrar a prefeitura em consonância com o governo estadual, já que o sr. e o governador Jaime Lerner são do mesmo partido. Como é que vai ser essa relação?
Taniguchi - O fato de existir uma identidade de propostas muito forte entre o governador e o prefeito da capital ajuda a população, principalmente a população que mais necessita do governo.
Agência Folha - O que essa parceria pode render?
Taniguchi - Por exemplo, na questão de saneamento, de segurança e da Vila Olímpica. São todos projetos de parceria com o governo do Estado.
Agência Folha - O sr. pretende consultar o governador Jaime Lerner durante sua administração?
Taniguchi - Sem dúvida. Nós temos de passar a ter um contato mais permanente, não só na montagem da minha equipe, mas também para afinar os vários programas de governo. Nós sempre tivemos um diálogo franco, amigo e vamos continuar tendo.

Texto Anterior: PT triplica prefeituras e se fortalece para disputa estadual
Próximo Texto: PT vira 'objeto de desejo' de prefeito e governador para o segundo turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.