São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Horário de verão começa à meia-noite

MÁRCIO DE MORAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

À meia-noite de hoje, os relógios deverão ser adiantados em uma hora, permanecendo assim pelos próximos 133 dias. É o horário de verão, em sua 22ª edição.
O horário especial entra em vigor no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Com isso, o domingo será mais curto, com apenas 23 horas.
A data de encerramento é 16 de fevereiro, quando os ponteiros terão de ser atrasados em uma hora. O objetivo da medida é retardar o horário de pico no consumo de energia e reduzir o risco de faltar luz elétrica nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A medida provoca uma economia de 1% no consumo nacional de energia, equivalente ao gasto de uma cidade de 1,2 milhão de habitantes por 90 dias.
Importância vital
Este ano, a implantação do horário ganhou importância vital para o setor elétrico, em risco de ser atingido por blecautes nos momentos de maior consumo.
O novo horário é apenas uma das medidas para garantir abastecimento. O governo retomou os investimentos nas usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ) e está recuperando as usinas térmicas (movidas a carvão natural, óleo combustível ou óleo diesel).
O horário especial retarda por pelo menos uma hora o horário de pico, quando a maioria das pessoas sai do trabalho e chega em casa, ligando chuveiros e eletrodomésticos.

Próximo Texto: O horário de verão no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.