São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia chega até a conta de água

DA REPORTAGEM LOCAL

Para conseguir manter os bons índices de produtividade (veja quadro acima), a Unicamp enfrenta dificuldades financeiras e experimenta soluções alternativas para conseguir cortar gastos.
A principal fonte de renda da Unicamp são os 2,168% a que tem direito na arrecadação do Estado do ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços). As entidades de financiamento de pesquisa e a iniciativa privada também colaboram.
Segundo o reitor José Martins Filho, a folha de pagamento da universidade é responsável por 87% dos gastos, apesar do corte de professores e funcionários. A universidade tem hoje 1.974 professores. Em 1989, contava com 2.362.
Uma das soluções encontradas é cortar gastos na infra-estrutura. A Unicamp cavou dois poços artesianos. "É uma economia de 30% na conta de água. Algo como R$ 1,6 milhão ao ano. O Hospital das Clínicas conseguiu um acordo com a Prefeitura de Campinas para pagar 50% da conta de água."

Texto Anterior: Caism reinaugura berçário ampliado
Próximo Texto: Inscrição de vestibular acaba amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.