São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
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Preços caem 0,26% nos hipermercados de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

Os preços caíram nos hipermercados paulistanos após duas semanas consecutivas de alta. Nos supermercados houve pequena alta pela terceira semana seguida.
Pesquisa semanal realizada pelo Datafolha mostra que nesta semana os preços tiveram queda de 0,26% nos hipermercados da capital paulista, contra aumentos de 0,78% na anterior e de 0,79% na terceira de setembro.
Nos supermercados os preços subiram 0,43%, em média
As verduras e legumes foram os grandes vilões da semana. Nos hipermercados a alta foi de 46,5%, enquanto nos supermercados os preços aumentaram 17,43%.
Para Omar Assaf, vice-presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados), a alta ocorreu devido às fortes chuvas dos últimos dias, que afetaram a oferta e a qualidade desses produtos.
O feijão foi outro produto que contribuiu para a alta da semana -nos hipermercados, 3,70%; nos supermercados, 3,97%.
Segundo Assaf, o produto deverá registrar estabilidade nas próximas semanas porque os aumentos já foram repassados aos varejistas.
Os produtos matinais subiram 8,7% nos supermercados. O principal motivo foi a alta do pãozinho de 50 gramas, que dobrou de preço devido ao fim das ofertas (em alguns estabelecimentos da cidade custava R$ 0,05/R$ 0,06 na semana anterior, passando para R$ 0,10/R$ 0,11).
Assaf afirma que os demais produtos estão com preços absolutamente estáveis, sem problemas de abastecimento.
A pesquisa semanal de preços do Datafolha é feita em 18 supermercados e 18 hipermercados da cidade. Foram pesquisados cem itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza.
Nesta semana foram feitas 7.145 tomadas de preços.

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