São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesticida pode ter intoxicado soldados

Produto foi usado na guerra

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O Reino Unido afirmou ontem que o uso exagerado de pesticidas pode ser a causa dos problemas de saúde sofridos pelos veteranos da Guerra do Golfo (1991).
Essa foi a primeira vez que o governo britânico admitiu que uma causa única pode ter provocado a doença conhecida como "síndrome do Golfo".
Até anteontem, o Reino Unido afirmava que os problemas sofridos pelos veteranos eram causados pelo estresse da guerra. Cerca de 51 mil britânicos participaram do conflito.
Nesta semana, o governo dos EUA admitiu que até 15 mil soldados podem ter a "síndrome", cujos sintomas são fadiga crônica, asma e problemas de pele.
Os pesticidas foram usados pelas Forças Armadas britânicas para matar insetos e evitar doenças durante a campanha das tropas no deserto próximo ao Kuait.
"O uso dos pesticidas pode ser uma pista para descobrir a causa dos problemas dos veteranos", disse o secretário da Defesa do Reino Unido, Nicholas Soames.

Texto Anterior: Esquerda cria frente anti-'Bibi'
Próximo Texto: Física do pão com manteiga ganha Nobel "alternativo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.