São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é a cientologia

O que é
É uma ciência de auto-melhoramento que, em essência, estuda mente, seu funcionamento e com ela afeta o comportamento

Como surgiu
Surgiu nos EUA na década de 50, criada pelo escritor e filósofo Ron Hubbard, que morreu em 1986. Ele desenvolveu um sistema terapêutico que acabou ganhando caráter de igreja, de religião.

Qual seu fundamento
Hubbard afirma que a mente humana é dividida em duas e passa o tempo todo gravando os acontecimentos na vida de cada indivíduo. A mente se divide em analítica e reativa (gravada no inconsciente).

Exemplos
- Se um indivíduo tem pavor de cães, por exemplo, isso seria provocado por uma "gravação" na sua mente reativa, ocorrida no passado
- Para fazer cálculos matemáticos, mesmo os mais simples, ou para escrever um livro, tocar um instrumento ou pintar um quadro é usada a mente analítica

Seu objetivo
A cientologia visa extinguir a mente reativa, onde estariam gravados os traumas infantis, por exemplo. O processo pode levar meses ou anos, afirma Hubbard.

Seus resultados
Segundo os cientólogos, quando o indíviduo elimina a mente reativa tem mais energia mental para utilizar. A pessoa se torna mentalmente "limpa".

Paga-se para ser um cientólogo?
Não. Segundo a igreja no Brasil qualquer um pode aplicar os conceitos da cientologia. Basta comprar livros de Hubbard. A igreja ministra cursos. Um curso inicial custa R$ 60.

Texto Anterior: Cientologia foge de polêmicas no Brasil
Próximo Texto: Igreja quer tornar mente humana 'limpa'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.