São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede Globo descarta Xuxa 'grávida'

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem na ficção Xuxa Meneghel consegue realizar o sonho de ficar grávida e ter filhos.
No roteiro original do "Xuxa Especial - O Direito de Ser Feliz", estava prevista uma cena em que a rainha dos baixinhos iria interpretar uma mãe de três filhos, grávida do quarto.
A cena seria exibida no especial estrelado por Xuxa, que a Rede Globo exibe nesta terça-feira, na "Terça Nobre", em comemoração ao Dia da Criança.
A idéia era mostrar Xuxa interpretando uma mãe desleixada, alheia ao direito de as crianças falarem o que sentem.
Mas a cena foi descartada antes mesmo de ser gravada. Foi substituída por uma participação especial de Marisa Orth, ao lado do ator-mirim Wagner Barbosa, que interpreta um menino que sente medo do escuro.
A produção do programa diz que o roteiro foi modificado para privilegiar a participação de Marisa Orth. "Tínhamos várias opções para esse quadro. Não houve mal-estar algum. Nada a ver com o desejo da Xuxa de engravidar", disse Vivian Perl, roteirista do programa e criadora da cena vetada.
Direitos
Segundo a produção, o especial de Xuxa se inspira no Estatuto da Criança e do Adolescente para falar sobre os direitos infantis.
Xuxa divide a tela com o ator Guilherme Karam (o principal convidado). No programa, os dois "competem" em um tabuleiro em forma espiral. Cada casinha do tabuleiro representa um direito da criança (como direito ao carinho, às vacinas etc).
As casinhas do tabuleiro servem de "ganchos" para os clipes musicais e interpretações.
Dois clipes têm como trilha sonora novas músicas de Xuxa: "Tô de Bem com a Vida" e "Xuxa Axé". O último foi gravado dia 21 de setembro nos arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, com uma platéia de 15 mil pessoas, segundo a Rede Globo.
No clipe "Arco-Íris", Karam mostra seus dotes de cantor (uma exigência dele para participar do programa).
Ao lado do cantor Tiririca, Xuxa vive a personagem Florentina (que existe na vida real).
O especial ainda tem um "lado jornalístico", ao denunciar a exploração do trabalho infantil, na casinha do tabuleiro que representa o direito de sonhar.
Nesse quadro, Xuxa realiza o sonho do menino José Leandro, de Tatuí (interior de São Paulo), dando-lhe um sítio de presente.
A apresentadora ficou emocionada ao ver o garoto no curta-metragem "Profissão Criança", dirigido por Sandra Werneck em 1994. No curta, José Leandro fala do seu trabalho em um abatedouro e conta que seu sonho era ter uma fazenda.

Texto Anterior: A programação especial para as crianças
Próximo Texto: Eliana é a líder nas manhãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.