São Paulo, domingo, 6 de outubro de 1996
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Royal Star tem 'cara' de Harley

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois que descobriram o filão de mercado representado pelos motociclistas que adoram máquinas grandes, possantes e, principalmente, incrementadas visualmente, os japoneses têm dedicado parte de sua produção de motos a esse segmento.
O projeto mais recente da Yamaha caminha nesse sentido e se chama XVZ 1.300 Royal Star. A moto foi, sem dúvida, inspirada no modelo "fat boy", da norte-americana Harley-Davidson.
O estilo da Royal Star é clássico, com muitos cromados e detalhes. A posição de pilotagem é confortável, apesar da falta de carenagem frontal -isso significa que o piloto não tem nenhuma proteção contra o vento e a chuva.
A ausência do equipamento prejudica também a ação aerodinâmica da moto. Por isso, apesar dos seus 75 cavalos de potência, distribuídos em quatro cilindros, sua velocidade em viagens nem sempre é muito alta.
Seu comportamento nas acelerações é sempre confiável e seguro. Suas retomadas de velocidade, em qualquer marcha, permitem ultrapassagens e manobras de força com total segurança.
Mesmo contando com um motor forte e elástico, manobrar a Royal Star é tarefa que requer um mínimo de habilidade e muita força nos braços e pernas. Uma vez perdido o ponto de equilíbrio, é impossível evitar o tombo õespecialmente se ela estiver parada.
A estabilidade em movimento é proporcionada pela localização do seu centro de gravidade e pelo exagerado perfil dos pneus -os mais largos já usados em uma moto.
Freios a disco, embreagem hidráulica, suspensões dimensionadas e ignição eletrônica garantem o bom desempenho do conjunto.
Pode ser uma boa opção de compra para quem gosta de aventura e reserva suficiente na conta bancária. O modelo custa US$ 27 mil.

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