São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos parlamentares candidatos não consegue se eleger nos municípios

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A maioria dos deputados e senadores que disputaram as eleições municipais não foi eleita. Entre 70 candidatos apurados pela Folha, só 15 foram eleitos em 3 de outubro, sendo a maior parte em cidades de pequeno e médio porte.
Os parlamentares concorreram em 20 capitais, mas venceram em apenas três (Rio Branco, Cuiabá e Recife). As vitórias se concentraram em pequenos redutos eleitorais, como Irecê (BA), Lagarto (SE), Ipatinga (MG), Vila Velha (ES) e Chapecó (SC).
Entre os vencedores, sete foram prefeitos nas mesmas cidades entre 1989 e 1992. Haviam sido eleitos para a Câmara dos Deputados por um sistema "distrital informal", com votação concentrada em apenas uma cidade.
Nesse grupo estão Celso Daniel (PT-SP), Edson Ezequiel (PDT-RJ), Theodorico Ferraço (PTB-ES), Chico Ferramenta (PT-MG) e Jorge Anders (PSDB-ES).
Dois ex-governadores voltaram a seus redutos eleitorais para recuperar fôlego político. Newton Cardoso (PMDB-MG) foi eleito em Contagem, onde foi prefeito de 1983 a 1986, e Roberto Magalhães (PFL-PE) venceu em Recife.
Ilustres
Parlamentares de destaque foram derrotados nas grandes capitais por candidatos desconhecidos até o início da campanha.
O senador e ex-ministro (Planejamento) José Serra (PSDB-SP) perdeu a eleição para Celso Pitta (PPB), ex-secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo.
No Rio, o ex-líder do PDT na Câmara Miro Teixeira ficou em quarto lugar. Em primeiro, ficou o ex-secretário de Obras da prefeitura Luiz Paulo Conde (PFL).
O deputado José Fritsch (PT-SC), eleito prefeito de Chapecó, explica, em parte, o fracasso dos parlamentares: "Houve uma reação do eleitorado aos velhos caciques. Foram eleitos pessoas novas na política".
O deputado Germano Rigotto (PMDB-RS), ex-líder do governo no Congresso, ficou em segundo lugar no segundo maior colégio eleitoral do Estado, Caxias do Sul. Disputa o segundo turno com o primo Pepe Vargas (PT).
O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), vice-líder do governo no Congresso, também ficou em segundo lugar e vai disputar o segundo turno em Londrina (PR).
Todos os senadores que disputaram as eleições municipais foram derrotados. Junia Marise (PDT-MG) perdeu em Belo Horizonte, Levy Dias (PPB-MS), em Campo Grande, Roberto Freire (PPS-PE), em Recife, e Serra, em São Paulo.
Pelo menos dez parlamentares disputam o segundo turno.

Texto Anterior: Covas nega apoio à operação em favor de Pitta e volta a criticar malufistas
Próximo Texto: Eleitos do Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.