São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tamanho é o maior fantasma dos garotos

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

O tamanho do pênis é a principal reclamação dos garotos que procuram um urologista. Até quando um outro problema motiva a consulta, o paciente quer saber alguma coisa a respeito.
"O número de garotos que procuram o médico com essa reclamação e realmente têm algum problema sério é muito reduzido. Na maioria, o problema é só psicológico", diz o médico Ricardo F. de la Roca, titular da Sociedade Brasileira de Urologia.
Segundo o médico, um acúmulo de gordura localizada na região acima do púbis pode criar uma "cortina" de gordura e cobrir a base do pênis. Resultado: ele fica "embutido", dando a impressão de ser menor do que realmente é.
Nesses casos, dietas e exercícios costumam resolver o problema. Como última alternativa, uma lipoaspiração no local pode ser a opção.
Nos casos em que o pênis é realmente pequeno, o primeiro passo é entender bem o que se passa. É importante saber que, segundo pesquisas, há homens com pênis de 6 cm e outros com 25 cm, da mesma forma que há altos e baixos, gordos e magros etc.
O homem pode viver bem tendo um pênis de qualquer tamanho. "Se o pênis funciona, satisfaz o homem e também a parceira, não há motivo para preocupação", diz o médico psicoterapeuta Chaffi Abduch, do Programa do Adolescente do Hospital das Clínicas.
Injeções não servem para aumentar o tamanho do pênis. Cirurgia, só em casos muito raros.
Um método muito usado é a vacuoterapia. O pênis é colocado dentro de um cilindro, e o ar é retirado dali com uma bombinha. O pênis fica esticado ao máximo, mas o método pode causar dores e problemas graves de coagulação.
O garoto que pensa ter o pênis pequeno deve procurar um médico. A maioria só tem de resolver a questão em sua própria cabeça.
Os problemas psicológicos surgem das pressões sociais. "Meninos medem o pênis o tempo todo. Há também um grande número de mães que se preocupam com isso", conta Abduch.
Apenas a ansiedade e o medo de que o tamanho do pênis dificulte a vida sexual pode acarretar outros problemas, como ejaculação precoce e impotência.
(TM)

Texto Anterior: Campeão de cartas
Próximo Texto: Tudo o que pode preocupar os garotos e não devia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.