São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavenago abre programação de Bate-Papos do UOL na mostra

GISELLE BEIGUELMAN
DO UNIVERSO ONLINE

Umberto Cavenago, 37, artista que participa pela Itália no setor de representaçãoes nacionais da 23ª Bienal, conversou em tempo real com o público na estação de bate-papo do Universo Online na última sexta-feira.
O bate-papo com Cavenago foi o primeiro de uma série que o UOL realizará durante a Bienal, com membros de sua diretoria, artistas e curadores.
Para a Bienal, Cavenago preparou "Visões", uma instalação interativa. Ele apresenta fotos de paisagens urbanas em monitores de computador, que podem ser manipuladas pelo público, com toques na tela.
Espaço urbano
"Quero que o público possa compor sua própria visão da cidade, limpando seu campo visual de monumentos que 'ornamentam' a cidade", disse em entrevista ao Universo Online.
No Bate-Papo do Universo Online, Cavenago disse que seu trabalho objetiva "uma visão do espaço urbano modificado nas suas certezas, entendendo-se por certeza a concepção de arte (celebrativa) concebida para ser eterna".
Respondendo a um participante, que falava de Goiânia e que nunca visitou a Bienal, Cavenago esclareceu que seu trabalho não corrobora a tese da desmaterialização da arte. "Essa dissolução das imagens estáveis que proponho é, no final das contas, uma utopia humanista. Tento recuperar uma relação menos impositiva com a paisagem e a natureza."
Entre outros temas, Cavenago discutiu com o público também as possibilidades e os limites da arte digital. A íntegra do Bate-Papo com Cavenago está disponível em http://www.uol.com.br/chat/arquivo.htm.

Colaborou Magnólia Costa, do Universo Online.

Texto Anterior: Libera mostra seus favoritos
Próximo Texto: Curadores debatem 'Antarctica Artes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.