São Paulo, segunda-feira, 7 de outubro de 1996
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Internet é nova arma de restaurantes

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os sem-rede podem respirar aliviados. Mesmo aqueles que não possuem micro ou modem já têm como navegar na Internet.
Vem aumentando rapidamente nos últimos tempos o número de bares, pubs e restaurantes que dão a seus clientes possibilidade de acesso à rede mundial.
Já há ciberbares e ciber-restaurantes em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Novo Hamburgo.
Colocar lado a lado copos de cerveja, salgadinhos e computadores pode não parecer uma boa idéia. Mas os donos de bares e restaurantes que decidiram fazer essa experiência acham que vale a pena.
Bate-papo
"No começo, ninguém sabia muito bem o que era Internet, mas aos poucos começaram a aparecer frequentadores com objetivos bem definidos", diz Mario Fuchs, dono do Finnegan's Pub (http:// www.dialdata.com.br/finnegans/), em São Paulo.
E o que o usuário típico de cibercafés quer é bater papo.
A grande maioria prefere deixar de lado o surfe na Web, uma atividade essencialmente solitária, para aderir ao agito dos programas de IRC (Internet Relay Chat, para conversas on line) ou serviços como as salas de bate-papo do Universo Online. A Internet acaba virando uma extensão do bar.
Para o dono de bar, oferecer acesso à Internet a seus clientes hoje é um bom investimento. Quase tudo é movido a patrocínio. Um provedor de acesso oferece a conexão e uma página na Web em troca de faixas e propaganda.
Apesar do estado inicial em que estão os cibercafés brasileiros, distantes dos exemplos típicos de países da Europa e nos EUA, já existem empresas especializadas em consultoria para quem deseja abrir um desses estabelecimentos.
A Net Company fez a instalação e opera o sistema de acesso à Internet do Bar des Arts, no Itaim, zona sul de São Paulo.
O Bar des Arts possui três estações Sun colocadas em bancadas móveis, que podem ser levadas até a mesa do cliente.
Sua home page (http://www. netpoint.com.br:80/desarts/) possui conexões para sites divididos por assuntos, como automóveis, vinhos e cinema.
Para aumentar a velocidade de acesso, as páginas mais visitadas são armazenadas em um cache de 200 Mbytes no servidor do bar.
O Bar des Arts cobra R$ 10 pela primeira meia hora de acesso e R$ 5 a cada 15 minutos adicionais.
"É o primeiro ciber-restaurante com estrutura profissional do Brasil", diz Paulo Borba, diretor da Net Company. Segundo ele, o custo de instalação de um sistema como esse gira em torno de R$ 15 mil, fora o preço dos equipamentos.

Onde saber mais - Net Company: (011) 870-5111

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