São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Inflação quase vai a zero em São Paulo

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Trinta meses após a introdução do programa antiinflacionário que levaria ao Plano Real, a inflação praticamente desapareceu.
No mês passado, o índice foi quase zerado em São Paulo, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) -um dos principais termômetros do comportamento dos preços- fechou em setembro em 0,07%, o mais baixo desde dezembro de 1958.
O plano de combate à inflação teve início há mais de dois anos, em março de 1994, com a URV (Unidade Real de Valor). Quatro meses depois foi criado o Real.
A inflação acumulada na nova moeda, de julho de 1994 até o mês passado, foi de 58,60% para os paulistanos.
A tendência continua a ser declinante. Neste ano, o índice ainda ficará acima dos dois dígitos, de acordo com a Fipe. A partir do ano que vem, seria inferior a 10%.
Nesse período de inflação declinante, aluguéis, mensalidades escolares e tarifas públicas ficaram entre os itens que mais pressionaram os índices.
A partir de agora, segundo Heron do Carmo, coordenador do IPC, a tendência é de acomodação desses preços.

LEIA MAIS sobre preços e inflação na pág. 2-6

Próximo Texto: Dívida nova; Em dia; Salto no ranking; Busca de capital; Dólar na produção; Integração competitiva; Com ressonância; Lição de casa; Na onda; Pelo gargalo; No forno; Efeito dominó; Nada se perde; Vendendo o peixe; Suaves prestações; Dinheiro de base
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.