São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego gera atraso em prestação

Informação consta de pesquisa

DA REPORTAGEM LOCAL

O desemprego é a principal causa do não-pagamento das prestações em dia dos consumidores.
Foi o que constatou levantamento feito pelo Serviço de Recuperação do Crédito da Associação Comercial de São Paulo, com base em 12.667 respostas a questionários.
A idéia da associação era detectar as principais causas da inadimplência. Das 12.667 respostas obtidas, 42,84% citaram o desemprego como razão da inadimplência no crediário.
A queda da renda também foi mencionada (16,88%), assim como o descontrole dos gastos (12,84%), as doenças familiares (10,89%) e outros (16,55%).
Elvio Aliprandi, presidente da associação, diz que o resultado da pesquisa não surpreendeu.
"O desemprego na Grande São Paulo reflete a inadimplência. Mas temos agora uma idéia mais clara do problema", avalia.
Para ele, o consumidor brasileiro é, em geral, bom pagador, especialmente aquele de menor renda. "Esse procura manter o nome 'limpo' porque depende do crédito para comprar bens de valor."
Para ele, a inadimplência deve diminuir nos próximos meses, por conta do final do ano e da tendência de queda das taxas de juros.

Texto Anterior: Alimento vende pouco
Próximo Texto: Venda já supera previsão de lojistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.