São Paulo, terça-feira, 8 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Desimagem" diz não à narrativa

ERIKA SALLUM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem acha que teatro é uma história linear para bater palmas ao final deve esquecer "Desimagem - Segunda Parte da Trilogia 19", peça que estréia hoje, às 21h30, no Centro Cultural São Paulo.
Escrita e dirigida por Cesar Ribeiro, 26, a montagem baseia-se na vida e na obra do poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867).
Não se trata de uma colagem dos textos de Baudelaire, explica o diretor, mas "uma releitura de sua essência".
Um homem chamado Juan mata, acidentalmente, a mulher e a filha em um desastre de carro. A peça relata o sofrimento desse personagem, desde o hospital, onde agoniza, até o céu.
Não há uma narrativa com começo, meio e fim. Segundo Ribeiro, o espetáculo é um conjunto de sensações transmitidas à platéia por meio de sons, luzes e interpretação.
"Quero despertar o lado imaginário e subjetivo das pessoas. Quero que saiam do teatro com a impressão de terem passado por um terremoto", diz o diretor.
No palco, fica apenas o ator Leandro Felipe, que contracena com vozes "em off" (há a participação especial do crítico Alberto Guzik), jogos de iluminação e com o próprio cenário.
A trilha sonora -composta por André Matos, da banda Angra- é ouvida durante quase toda a peça. Por conta disso, Felipe usa um microfone, que fica escondido sob sua roupa.
"Desimagem" é a segunda parte de uma trilogia sobre autores do século 19. A primeira foi "Subterrâneo", inspirada em texto de Dostoiévski. A próxima será baseada na obra do escritor norte-americano Edgar Allan Poe.

Peça: Desimagem
Direção: Cesar Ribeiro
Onde: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611)
Quando: terças e quartas, às 21h30
Quanto: R$ 8

Texto Anterior: Tom Wolfe escreveu biografia
Próximo Texto: Italianos fazem concerto beneficente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.