São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat fará nova fábrica de motores em MG

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Fiat Automóveis (Fiasa) vai investir US$ 500 milhões na implantação de mais uma fábrica de motores, que será a terceira na área de abrangência do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
O anúncio da nova fábrica de motores foi feito pelo superintendente da Fiasa, Giovanni Battista Razelli.
A nova unidade será instalada em Minas Gerais, nas proximidades da montadora em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte).
Os detalhes da produção da nova fábrica de motores ainda não foram finalizados. Segundo a assessoria de imprensa da montadora, todo o projeto estará concluído até o final deste ano. Cerca de mil empregos diretos serão gerados.
Essa nova unidade vai produzir motores de 16 válvulas para veículos pequenos e médios, que vão abastecer os mercados interno e externo.
A unidade vai atender principalmente a demanda da linha Palio.
Construção
As obras vão ter início em meados de 97. A fábrica deve entrar em operação no início de 1999.
A Fiat possui duas fábricas de motores, uma em Betim e outra em Córdoba (Argentina).
A primeira produz os motores 1.0 e 1.5. A argentina produz os motores 1.6 e 2.0.
A decisão da Fiat de implantar a terceira fábrica em Minas Gerais se deve a um projeto de "mineirização", que consiste no fato de ter ao redor da unidade de Betim todos os seus fornecedores.
A Fiat trabalha no sistema "just in time", pelo qual os fornecedores entregam as peças na linha de montagem a cada hora. Atualmente, 70 fornecedores estão espalhados em um raio de 5 km a 130 km da montadora, representando cerca de 60% das compras da Fiat.
A Fiat do Brasil elabora também um projeto para a implantação de uma fábrica de caminhões na área do Mercosul. A instalação dessa fábrica poderá ser também dividida entre o Brasil e a Argentina.
Produção recorde
A Fiat atingiu no último dia 4 a marca de 2.067 carros produzidos por dia, estabelecendo novo recorde de produção diária -o anterior era de 2.055, no dia 3 de junho.
Desse total, o Palio representa 1.134 veículos. A estimativa da montadora italiana era atingir a marca de mil Palio/dia apenas em dezembro.
Esse número, segundo a assessoria da Fiat, significa que o Palio está tendo boa aceitação no mercado nacional.
Desde o lançamento do Palio, há quase seis meses, já foram produzidos 86.465 unidades. A marca já é a segunda mais vendida no país, ficando atrás apenas do Gol.

Texto Anterior: Sindicatos faltam a encontro em São Paulo; Ministério descarta racionamento em 96; Varejo vendeu mais em setembro, diz estudo
Próximo Texto: Volks inaugura fábrica em S.Carlos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.