São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferro pode reduzir aquecimento global

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A "fertilização" dos oceanos com ferro pode reduzir o aquecimento global, diz estudo publicado hoje na revista "Science".
Pesquisadores do Moss Landing Marine Laboratories, na Califórnia (EUA), fertilizaram com ferro área de 60 km2no oceano Pacífico.
O fitoplâncton, organismos microscópicos que são a base da cadeia alimentar dos oceanos, não são abundantes nessa área, embora haja nutrientes suficientes para o seu crescimento.
Especulava-se que a baixa concentração de fitoplâncton seria devida aos baixos níveis de ferro.
Uma semana depois da "fertilização", houve um enorme crescimento desses organismos, considerados os maiores consumidores de gás carbônico, um dos gases responsabilizados pelo aquecimento do planeta.
"Os oceanos são a maior fonte e escoadouro de gás carbônico. Imagina-se que o balanço entre esses fluxos tenha efeitos sobre o aquecimento global", escreveram os cientistas na revista.

Texto Anterior: Absolvidos 6 em julgamento de ministro do apartheid
Próximo Texto: Depressão feminina é mais comum, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.