São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e sindicato atacam pacote

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-presidente do PT Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o governo federal deveria fazer as reformas fiscal e tributária, em vez de tirar "direitos adquiridos" dos servidores por meio de pacote.
"Não é diminuindo os direitos dos trabalhadores que o governo vai dotar o Estado de mais recursos", disse Lula.
Para ele, o governo corre o risco de ser obrigado a repor na Justiça direitos atingidos pelo pacote, como a licença-prêmio. O partido estuda a possibilidade de contestar a constitucionalidade do pacote junto ao Supremo Tribunal Federal.
As medidas provocaram reação dos servidores públicos. O Sindsep (sindicato de servidores federais) se irritou com o corte do pagamento de funcionários públicos cedidos aos sindicatos. "O governo sabia que reagiríamos e baixou medidas contra a nossa organização dos servidores", disse Luís Bicalho, presidente do Sindsep.
Ele disse que o sindicato deve se reunir com outras entidades dia 18 e realizar um protesto em Brasília no próximo dia 30.
Na terça-feira, a executiva nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) deve se reunir em São Paulo para definir uma eventual convocação de greve geral.

Texto Anterior: Líderes governistas se sentem traídos
Próximo Texto: Medida não evita déficit federal em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.