São Paulo, sábado, 12 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEW WAVE

Líderes do movimento dos anos 70 voltam à atividade em 1996

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Eles todos andavam mais ou menos sumidos. Em 96, os propulsores da new wave norte-americana -que há 20 anos antecipou o movimento punk prestes a explodir na Inglaterra- voltam a estar mais ou menos em evidência.
Todos são mais ou menos diferentes uns dos outros, mas todos guardam em comum duas características: floresceram em Nova York e pularam de shows obscuros no obscuro clube CBGB para a condição de mitos do rock.
As mulheres chegam na frente. A loura fatal Deborah Harry, 51, acaba de reformar o Blondie. Separados desde 82, os integrantes da banda se reuniram para gravar duas faixas inéditas, parte de projeto ainda secreto.
Patti Smith, 49, a primeira de todas as punks, quebrou oito anos de silêncio com o CD "Gone Again" e tem toda sua discografia anterior relançada, com faixas-bônus, como "Patti Smith Masters". Uma edição limitada empacota os CDs em uma caixa e acrescenta à discografia uma coletânea de faixas selecionadas pela própria artista.
Os Talking Heads, rompidos em 91, voltam sem David Byrne, 44, rebatizados The Heads. "No Talking, Just Head" acaba de ser lançado lá fora, com participações de Deborah Harry e Richard Hell.
Hell, 46, líder dos Voidoids e hoje meio afastado do rock, acaba de lançar seu primeiro romance, "Go Now". O protagonista é Bill Mud, roqueiro viciado em heroína -qualquer semelhança...
O círculo CBGB fecha-se nos Ramones, figurinhas bem mais carimbadas. Após uma ciranda de anúncios abortados de dissolução e turnês de despedida, lançam "Greatest Hits Live".
E Fred Schneider, 40, líder do primeiro filhote da primeira geração new wave, o festivo B-52's, volta solo com um disco de... punk.

Caixa: Patti Smith Masters (6 CDs)
Onde encomendar: London Calling (tel. 011/223-5300)
Lançamento: BMG (importado)
Preço: R$ 120
Livro: Go Now Autor: Richard Hell Lançamento: Fourth Estale (importado)
Onde encomendar: Livraria Cultura (tel. 011/285-4033)

Texto Anterior: PLANETA FASHION
Próximo Texto: Ramones fazem monolito sonoro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.