São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Só confia nele; Dormindo com o inimigo; Relações estremecidas; Vem mais; Fisiologia clara; Casa de ferreiro; Ameaça de emergência; Fogo amigo; Desfile tucano; Vexame final; Futuro político; Pefelista xiita; Balaio de idéias; Caça aos fantasmas; Lei de Gerson; Mais um; Criatividade brasiliense

Só confia nele
O Planalto fixou novo prazo para a votação da emenda da reeleição na Câmara. Entre 2 e 8 de fevereiro. Depois da eleição do sucessor de Luís Eduardo Magalhães, no dia 1º, mas com ele ainda no comando da Casa.

Dormindo com o inimigo
Mesmo no Planalto, o novo cronograma da reeleição é visto com reserva. Sujeito a chuvas e trovoadas. Depende, e muito, da boa vontade do PPB, segundo assessores do presidente. FHC pode esperar sentado.

Relações estremecidas
Covas está contrariadíssimo com FHC, por causa da operação pró-Pitta. É ponto de honra fazer o PSDB paulistano apoiar Erundina. O governador quer se cacifar como a mais forte alternativa ao presidente no partido.

Vem mais
A equipe econômica de FHC prepara mais medidas para endurecer a negociação das dívidas de Estados e municípios.

Fisiologia clara
Na avaliação do Planalto, a primeira rodada de negociação sobre a reeleição foi positiva. Como todo mundo botou a cara para fora, ficou fácil mapear o interesse de cada um. Agora é só encaixar cada peça no lugar certo.

Casa de ferreiro
A Secretaria do Patrimônio da União, órgão ligado ao Ministério da Fazenda que administra os imóveis da União, não tem sede própria. Funciona "provisoriamente" há cerca de cinco anos no Ministério do Planejamento.

Ameaça de emergência
Se até fevereiro a emenda da reeleição não tiver sido votada pelo menos em 1º turno, FHC vai baixar a bola do tema. Fará uma reforma ministerial a seu gosto e tentará aprovar a reeleição em um plebiscito em 1998.

Fogo amigo
FHC estará em Uruguaiana (RS) na sexta, 18, assistindo a um exercício de guerra conjunto entre Brasil e Argentina. Depois, visitará unidade militar na cidade gaúcha de Santa Maria.

Desfile tucano
Os prefeitos eleitos pelo PSDB terão reunião em Brasília após o segundo turno. A Executiva acatou sugestão do líder José Aníbal (SP). FHC deve abrir o encontro com os cerca de mil novos administradores da legenda.

Vexame final
A Receita vai publicar edital convocando Collor a acertar as contas com o Leão. Como fugiu de todas as notificações da Receita, ele foi considerado "em local incerto e não sabido".

Futuro político
José Aníbal, líder do PSDB, é cotado para uma secretaria de Covas (Planejamento ou Habitação) assim que deixar seu posto.

Pefelista xiita
Cesar Maia é contra a idéia de plebiscito para reeleição. "É questão estritamente política. Se os partidos não puderem decidir, melhor fechar o Congresso".

Balaio de idéias
Pedro Simon (PMDB-RS) proporá projeto que convoca um plebiscito para 98 que decidiria sobre a instalação de um "Congresso Constitucional Revisor". A idéia é reformar a Constituição por maioria simples.

Caça aos fantasmas
A Previdência cancelou, nos últimos doze meses, 150 mil aposentadorias irregulares. A economia anual com a medida é de R$ 360 mi, estima Stephanes.

Lei de Gerson
Proprietários de grandes loteamentos em Curitiba estão arrumando um jeito, com a conivência dos cartórios, de burlar a lei que os obriga a destinar 35% do terreno para uso público.

Mais um
O tucano Ciro Gomes engrossa o coro dos que querem referendo popular para a reeleição de FHC. "Ele estaria saindo com uma vantagem que só se justifica se for legitimada pelo povo." Acha plebiscito inviável.

Criatividade brasiliense
O PTB colhe assinaturas para um projeto que mistura prorrogação dos mandatos de presidente, governadores e congressistas até o ano 2000. E também quer reduzir o tamanho das casas legislativas em um terço.

TIROTEIO
De Ciro Gomes, sobre indefinição do PSDB no 2º turno em São Paulo:
- Seria uma estupidez inominável, que será cobrada pela História, se o PSDB deixasse de apoiar Erundina para não atrapalhar as pretensões de FHC.

Próximo Texto: Cada um na sua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.