São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996 |
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Regência de Boulez é a principal atração Temporada de ópera inclui "Traviata", de Verdi IRINEU FRANCO PERPETUO
Pierre Boulez rege o Ensemble Intercontemporain, criado por ele mesmo em 1976. Boulez é um dos regentes de concepção mais clara do século 20 -e, também, um dos compositores mais polêmicos. Apresenta um programa bem variado, incluindo Schoenberg, Stravinski, Messiaen e obras de sua própria autoria. Estão previstas, ainda, três cantoras de primeira grandeza: Cecilia Bartoli, Marilyn Horne e Barbara Hendricks. Bartoli, que faturou US$ 2 milhões no ano passado, chega cobrando um cachê de R$ 75 mil por apresentação. Deveria ter cantado por aqui em 95, mas acabou cancelando. Marilyn Horne, que deveria substituí-la, também não veio. Ponta firme mesmo é Barbara Hendricks. Encantou o público do Municipal em 1994 e volta acompanhada pela Orquestra de Câmara de Praga. A regência estará entregue ao brasileiro Christian Benda, para um programa inteiramente dedicado a Mozart. Ópera A temporada de ópera traz uma "Traviata", de Verdi, com a Orquestra Experimental de Repertório, regida por Jamil Maluf, e direção cênica de Jorge Takla -que pretende trazer a história para o século 20. Há, ainda, duas obras-primas em versão concerto: "O Castelo de Barba Azul", de Bela Bartók, com a soprano húngara Eva Marton, e "Fosca", a melhor ópera de Carlos Gomes -compositor que mereceria muito mais no ano de seu centenário de morte. Mas a barganha do ano acontece mesmo na semana que vem. O grupo barroco francês "Il Seminario Musicale" faz apresentação única -e gratuita- no próximo sábado, no Memorial da América Latina. A grande estrela do grupo é Gérard Lesne, contratenor francês que tem se destacado por suas excelentes gravações de Monteverdi. E é exatamente a música de Monteverdi e seus contemporâneos que "Il Seminario Musicale" traz ao Brasil. Texto Anterior: Dança Próximo Texto: Música erudita Índice |
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