São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Esqueçam o que escrevi' é polêmica até hoje

DA REDAÇÃO

A famosa frase atribuída por empresários a FHC -"esqueçam o que escrevemos no passado, porque o mundo mudou e a realidade hoje é outra"- foi divulgada pela primeira vez pela Folha em reportagem de João Carlos de Oliveira e Antonio Carlos Seidl em 5/6/93.
A frase teria sido dita pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, em almoço fechado com empresários no restaurante Rubayat, na zona sul de São Paulo.
A reportagem apurou à época com empresários presentes ao almoço, como Olacyr de Moraes, do grupo Itamarati, o contexto em que a frase teria sido dita.
FHC quis, segundo apurou-se, negar a possibilidade de choques, pacotes ou confiscos -preocupação essencial dos presentes. O Plano Real só viria depois -e sem confiscos.
Indagado pela Folha na última terça-feira sobre o fato, Moraes disse não se lembrar nem da frase nem do almoço.
O presidente sempre negou a autoria da frase, que ficou conhecida apenas por "esqueçam o que escrevi".
Como já decorreram três anos e não há gravação do encontro, ficam apenas as versões de uma frase que já entrou para o folclore político.

Texto Anterior: Para lembrar o que ele escreveu
Próximo Texto: Quem perde com a mundialização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.