São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como abrir uma vidraçaria?

Renato Aparecido Tronquini (São Paulo, SP)

Para abrir uma vidraçaria, é importante que o empreendedor tenha conhecimento do ramo, entendendo de vidraçaria e também de montagem de molduras.
A área mínima para a loja é de 60 m2. Esse espaço deve ser dividido em dois ambientes: um para o atendimento e showroom dos produtos e, no fundo, o espaço para estocar e processar os vidros.
A vidraçaria precisa de mesa de madeira para corte (forrada com carpete) com 3,5 m por 2 m, seis cavaletes de madeira, com bordas recobertas de carpete e uma caixa de madeira para as aparas.
Além disso, o empreendedor precisará de carro com carroceria aberta, lixadeira elétrica para lapidar, furadeira para vidros (dois diamantes para o corte), duas réguas de madeira e ferramentas.
Para processar 300 m2 de vidro, a empresa precisará de um balconista, dois cortadores e o dono.
Nesse caso, o investimento fica entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, com lucro de 12% sobre o faturamento.
O retorno do investimento pode variar de 12 a 18 meses, dependendo do faturamento e custos.
Na escolha do ponto, deve-se analisar potencial da região e concorrentes e produtos que vendem.
A cada dia aumenta o número de vidraceiros autônomos que trabalham sem estrutura, instalando vidros cortados por terceiros. Nesse caso, o interessado pode estabelecer bons relacionamentos com esses profissionais, tornando-se um fornecedor preferencial.
Para a abertura, o empreendedor precisa providenciar registro na junta comercial, Secretaria da Fazenda e prefeitura do município.
É preciso ainda pesquisar na prefeitura as exigências quanto à localização e alvará de funcionamento. Deve-se fazer registro da empresa no INSS e no sindicato patronal.

Onde encontrar - Sebrae: 0800-78-0202.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae, exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Conheça as opções para aperfeiçoamento
Próximo Texto: Lojistas de shopping têm evento em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.