São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
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Linha 40 tem estilo menos conservador

DO ENVIADO ESPECIAL

A Volvo está decidida a mudar sua imagem de que só faz carros com desenho conservador. A empresa vai lançar os modelos S40 (sedã) e V40 (perua) no Salão do Automóvel de São Paulo (24 de outubro a 3 de novembro).
Os novos carros, que competem na faixa de mercado do Audi A4 e BMW 328i, só chegarão às lojas em 1997, com preços entre US$ 48 mil (S40 com motor 1.8 e câmbio mecânico) e US$ 72 mil (V40 com motor 2.0 e câmbio automático).
Veículos avaliou a nova linha durante seu lançamento em Marbella, sul da Espanha.
A primeira impressão que se tem é que não se trata de um Volvo. As linhas retas e os cantos vivos deram lugar a um design mais arredondado e moderno.
Com esse novo desenho, muitos podem acusar os modelos de perderem a identidade com a marca.
Mas a Volvo manteve alguns elementos visuais que realmente identificam os carros com a marca, como a tradicional grade cromada com a faixa em diagonal e o capô em forma de "V".
Segurança
Como é de se esperar de um carro da Volvo, a segurança é item fundamental do projeto.
Tem cabine super-reforçada e quatro airbags (bolsas de ar que inflam em caso de colisão), dois frontais e dois laterais.
Entre os destaques, está o conforto. O banco do motorista permite uma boa posição de dirigir. Não cansa mesmo após horas de viagem. Para ajudar, a direção é leve e garante respostas rápidas.
No banco traseiro, há espaço para três adultos, sem que o passageiro do meio fique apertado ou bata a cabeça no teto.
Comercializado com duas motorizações, a versão 1.8 mostrou-se um pouco fraca em subidas mais íngremes, devido principalmente aos seus quase 1.700 kg.
A 2.0 oferece um desempenho mais adequado ao porte do carro, mas há o inconveniente do ruído um pouco elevado do motor.

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