São Paulo, domingo, 13 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro solar vai competir no deserto

RM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Seis alunos do 5º ano de engenharia mecânica da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um carro que se movimenta apenas com energia solar.
O Eco-Drive/USP, que custou R$ 70 mil, foi projetado para participar do 4º World Solar Challenge'96 (competição de veículos movidos a energia solar), na Austrália, que começa no próximo dia 27.
O protótipo foi fabricado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da escola. Teve a coordenação de Júlio Cezar Adamowski, professor, e a ajuda de Marcelo Godoy Simões, também professor da Poli, e do engenheiro Nilson Novis Franceschetti.
Os participantes vão percorrer 3.000 km da estrada que atravessa o deserto australiano, entre as cidades de Darwin e Adelaide.
Segundo Adamowski, a previsão é de que o primeiro colocado chegue ao final da prova no 4º ou 5º dia de competição. "Isso se o dia não estiver nublado." Os carros só andam das 8h às 17h.
O Eco-Drive/USP mede seis metros de comprimento. Tem cerca de 1.100 células fotovoltaicas -que captam raios solares e geram energia elétrica, acionando o motor. Sua potência é de 1.800 watts (cerca de 2,5 cavalos). Pode alcançar 100 km/h e pesa 240 kg.
Todos os componentes mecânicos do carro -como suspensão, direção, motor e seus controles- são fixados no chassi para não desperdiçar energia. O excedente de energia é acumulado em baterias. Mais informações na Internet: http://www.mcca.ep.usp.br.

Texto Anterior: Preço de carro usado cai em lojas e concessionárias
Próximo Texto: Veja o roteiro que o Eco-Drive/USP vai percorrer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.