São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Próximo Texto | Índice

Guilhotina oficial; Jogo alto; Favorito condicional; Aumentando o cacife; Goela abaixo; Superfaturamento; Descendo do muro; Sensibilidade política; Perde ganha; Morde e assopra; Enviado especial; Acertando os ponteiros; Sem pressa; Reforçando o currículo; Preocupação ecológica; Malufada peemedebista; Caça às bruxas

ENVIADO ESPECIAL

Guilhotina oficial
Ao contrário do que diz o Planalto, um forte aliado prevê uma reforma ministerial "razoável". Fala em seis ou sete mudanças no ministério em março.

Jogo alto
Pessoa próxima a Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) descarta a hipótese de o presidente da Câmara assumir a pasta de Minas e Energia. Aposta na Casa Civil.

Favorito condicional
Realista, Sarney tem dito a amigos que não há como impedir ACM de ser o próximo presidente do Senado. Se o Planalto quiser e fizer força para isso.

Aumentando o cacife
Para Sarney, que defende uma definição do PMDB em relação ao governo, se o partido ouvir suas bases vai para a oposição.

Goela abaixo
Na opinião de Moreira Franco (PMDB-RJ), o pacote fiscal de sexta deve apressar a aprovação de seu parecer sobre reforma administrativa. Para impedir que o governo continue tratando do assunto por medida provisória.

Superfaturamento
Exemplo das faturas que FHC vai receber por conta da reeleição: pesquisa feita no PTB revela que 50% dos deputados são contra. Mas o líder Pedrinho Abrão (GO) aumenta as dificuldades. Diz que o índice é de 70%.

Descendo do muro
Resolvida a questão da reeleição, FHC vai propor que o PSDB escolha logo seus candidatos para 98. Acha que Serra, como já acontecera com Covas em 89, foi vítima da longa indefinição tucana em assumir candidaturas.

Sensibilidade política
Às turras com Jader Barbalho (PMDB-PA), Luiz Carlos Santos fez uma visita ao líder no Senado. No gabinete de Jader estava Sérgio Machado (PSDB-CE). Que não entendeu o clima e ficou para a conversa.

Perde ganha
O PTB foi o partido com o melhor desempenho de deputados candidatos. Dos nove que concorreram, cinco foram eleitos. Pior para a bancada, que cai de 27 para 24 deputados. Três suplentes são de outras legendas.

Morde e assopra
Governadores que se reúnem hoje em São Paulo reclamam do jogo duplo do governo federal. "FHC é todo sorrisos, mas, quando passa a bola para os secretários Pedro Parente (Fazenda) e Murilo Portugal (Tesouro), o jogo pára", diz um deles.

FHC abriu conversações com os governadores sobre a reeleição. Por meio de emissários como Antônio Britto (RS), encarregado da articulação com os colegas da região Centro-Oeste.

Acertando os ponteiros
O governador de Tocantins, Siqueira Campos, almoça hoje com Paulo Maluf. Vai defender o engajamento do PPB na proposta da reeleição, assunto cuja decisão o prefeito prefere ir empurrando com a barriga.

Sem pressa
As regras de uso da máquina pública pelos ocupantes de cargos públicos candidatos à reeleição vão ficar de fora do parecer do relator da emenda da reeleição, José Múcio (PFL-PE).

Reforçando o currículo
Cesar Maia vai em janeiro para os EUA, onde deve ficar dois meses. "Vou lá para estudar um pouco mais de inglês." Isso se não receber um almejado convite para coordenar um programa nacional de segurança.

Preocupação ecológica
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara vai criar uma comissão para investigar a venda de terras na Amazônia a empresas madeireiras da Malásia.

Malufada peemedebista

Caça às bruxas
Antônio Cabrera, presidente do PFL paulista, enfrenta uma rebelião dos deputados federais que perderam a eleição no Estado. Maluly Neto e Corauci Sobrinho reclamam de falta de apoio.

TIROTEIO
- Ou está com medo de responder sobre a operação com letras do município investigada pelo BC, ou de comparar suas propostas com as de Erundina.

Próximo Texto: Os perigosos piuns
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.