São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cópia e honestidade fizeram o Legião

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na minha vida toda, só comprei um disco de rock brasileiro: o primeiro do Legião Urbana (eu tinha lido uma crítica favorável).
Na época, gostei, porque praticamente tudo era copiado dos Smiths, exceto o jeito de dançar do Renato Russo, imitação do Ian Curtis, do Joy Division.
Smiths e Joy Division: naquele tempo, uma bela combinação.
Depois, fui perdendo completamente o interesse, à medida em que o Legião Urbana passou a ser tratado, como sempre acontece no Brasil, de um modo muito mais sério do que um artista popular merece.
Viraram "fenômeno", "faróis" de uma geração, autores de canções "profundas". Não duvido que algum livro didático de segundo grau traga letras do Legião Urbana para serem "analisadas".
Morto aos 36 anos em circunstâncias ainda misteriosas (escrevo na sexta-feira à tarde), Renato Russo vai certamente se transformar no Jim Morrison brasileiro. Como se sabe, o americano Morrison, líder dos Doors, morreu em Paris em 1971 de maneira igualmente esquisita, e desde então é objeto de culto mundial.
Como Russo, Morrison tinha aspirações poéticas, mas com fôlego e talento bem menores que a vontade.
Quer dizer, modas vieram e foram embora, mas o som do Legião continua o mesmo até hoje, ainda derivado dos Smiths: ingenuamente lírico, introspectivo, tocado com economia.
Nesse mesmo período, os contemporâneos Titãs, para ficar apenas em um exemplo, já foram bichos-grilos, punks, experimentais, grunges, voltaram a ser bichos-grilos, fizeram discos-solo de MPB etc. etc.
É também elogiável que o Legião tenha se mantido imune, ao menos aparentemente, ao poder cooptador do establishment caetânico da MPB, sempre ávido a trazer para debaixo de suas asas qualquer um que venda mais de três discos no país.
Nem de longe a morte de Renato Russo o inscreve na galeria de gênios autodestrutivos do rock com Kurt Cobain (Nirvana), Johnny Thunder (New York Dolls) ou John Honeyman-Scolt (Pretenders).
O Legião não criou um estilo, não representou um ponto de inflexão relevante nem mesmo na pobre historiografia do rock nacional.
Mas Renato Russo e o Legião Urbana contaram uma história de honestidade musical e, a seu modo, de paixão roqueira.
Neste deserto de homens e idéias em que vivemos, talvez já seja o bastante.

Texto Anterior: Arrombando o arquivo; Saudosistas unidos; A novela acabou; Estourando lá fora; Novidade nas lojas
Próximo Texto: "First Band on the Moon", The Cardigans; "Dance Hall at Louse Point", John Parish e Polly Jean Harvey; Show da Marisa Monte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.