São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicina tem meios de prever altura do futuro adulto

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Minha mãe tem um 1,56 m, e meu pai, 1,78 m. Estou com 14 e meço 1,75 m. Gostaria de saber se tenho chance de chegar a 1,80 m? Preciso usar algum remédio? É que eu gostaria de jogar vôlei e estou meio baixinho."
resposta
Existe uma espécie de "regrinha" que prevê a altura aproximada que a pessoa deve alcançar. Some a altura do seu pai com a da sua mãe e divida o valor obtido por dois. Daí, para os meninos acrescente 10 cm, e para a meninas desconte 10 cm. No seu caso, essa previsão bate aí ao redor de 1,77 m. Considerando as oscilações para baixo e para cima, é bem possível que você alcance 1,80 m.
Mas o melhor meio de tirar a dúvida é consultando o seu pediatra. Em cada ida ao consultório, ele mede seu novo peso e altura e coloca os valores num gráfico, montando um tipo de "curva" que indica onde é que você deve chegar. Outro recurso bastante importante é o exame de raios X que indica a idade óssea. A radiografia mostra a extremidade dos ossos longos, como punhos, revela se ainda existe cartilagem (tecido de crescimento) ativa ou se os centros de crescimento ósseo já estão "fechados".
Não tome remédio para crescer mais. Hormônio de crescimento e bloqueio do eixo dos hormônios sexuais são recursos utilizados em situações muito especiais.
Coma uma dieta rica e variada e faça bastante atividade física. Essa é, sem dúvida, a melhor receita.

Texto Anterior: Saiba quem vai ver Alanis na faixa
Próximo Texto: Keanu rejeita a fama e vive na estrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.