São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após ataque, 20 mil hutus refugiados saem do Zaire

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 20 mil refugiados hutus do Burundi deixaram ontem seu acampamento de Runingo, no leste do Zaire, após serem atacados por homens armados que mataram quatro pessoas e deixaram seis feridas.
Acredita-se que o ataque foi feito por guerrilheiros da etnia tutsi, que chegaram ao leste do Zaire há mais de 200 anos.
Os refugiados, a maioria de mulheres e crianças, teriam fugido para o acampamento de Kagunga, perto de Runingo.
Runingo é um dos 12 acampamentos da região que acolhe 230 mil refugiados hutus (120 mil burundineses e 80 mil ruandeses) e cenário de violentos combates entre o Exército do Zaire e grupos armados tutsis desde setembro.
A maioria dos refugiados hutus que vivem no Zaire oriental, ao sul do lago Kivu, chegou ao país depois que o Exército de Burundi derrubou o governo hutu e instalou o tutsi Pierre Buyoya no poder, há três meses.

Texto Anterior: Papa faz 1ª aparição depois de cirurgia
Próximo Texto: Pesquisa aponta crescimento de Ortega; Turcos de Chipre matam civil grego; Princesa Diana recebe homenagem na Itália
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.