São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Kandir, reeleição traz boom de investimento

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diante dos resultados acanhados obtidos até agora pelos programas de geração de emprego, o ministro Antonio Kandir (Planejamento) insiste que o cenário vai mudar a partir de 1997, principalmente se o Congresso der ao presidente Fernando Henrique Cardoso a chance de disputar a reeleição.
"Com reeleição, vai haver um boom de investimentos internos e externos", avalia o ministro, que realizou uma turnê para divulgar, nos Estados Unidos e na Europa, "fantásticas oportunidades" de investimentos no Brasil.
Kandir levou na sua mala a versão em inglês do Plano de Metas de FHC, batizado de "Brazil on the Move" -ou "Brasil em Ação"-, com 42 projetos considerados prioritários pelo governo.
O plano inclui os programas de geração de empregos.
Kandir chegou a declarar que a economia brasileira cresceria 9% em 1997, bem acima da previsão de crescimento de 3,9% do PIB (Produto Interno Bruto) feita pelo projeto de Orçamento da União que o governo enviou ao Congresso no último mês de setembro.
Abertura
O crescimento mais acelerado da economia poderá compensar os efeitos perversos da abertura comercial brasileira no mercado de trabalho (um mesmo volume de investimentos gera menos empregos), analisa Jorge Jatobá, assessor do Ministério do Trabalho.
Sustenta essa tese o comportamento do mercado de trabalho, com a redução no ritmo do crescimento econômico induzida pelo governo.
A taxa de desemprego subiu de 4,35% -em abril do ano passado- para 5,7% -em fevereiro deste ano.
Em julho, a taxa de desemprego do IBGE ficou em 5,58% nas seis regiões metropolitanas onde o índice é medido: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.
O projeto de Orçamento da União para o próximo ano só garante R$ 3,9 bilhões dos R$ 10,2 bilhões previstos para os projetos do Plano de Metas em dois anos.
Apesar disso, o ministro Kandir afirma que não faltará dinheiro para os programas na reta final do mandato de FHC.

Texto Anterior: Promessa de FHC gera 'empregos virtuais'
Próximo Texto: Polícia indicia auditor no caso Nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.