São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF julga liminar contra 'provão' hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgará hoje um pedido de liminar contra a realização do "provão", o exame ao final do curso universitário que o MEC (Ministério da Educação) pretende realizar em todo o país.
A ação judicial contra o exame é patrocinada pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e entrou no STF por intermédio de três partidos políticos: PT, PDT e PC do B.
A UNE encomendou um parecer ao ex-ministro do STF e ex-ministro da Justiça Paulo Brossard. Segundo ele, a lei que determina a realização do "provão" é inconstitucional.
A liminar é uma decisão judicial provisória que garante a preservação de um direito -enquanto a causa não é julgada de maneira definitiva. Se a liminar for concedida, o provão ficará suspenso até uma decisão final.
O MEC marcou para o dia 10 de novembro a realização do primeiro "provão" no país, para os estudantes que estão se formando nos cursos de direito, administração e engenharia civil.
No próximo semestre, ele será estendido a três outros cursos: engenharia química, odontologia e veterinária. A lei prevê que será estendido a todos os outros cursos.

Texto Anterior: Brasil quer vetar biquíni em anúncio
Próximo Texto: Violência supera câncer como causa de cirurgia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.