São Paulo, terça-feira, 15 de outubro de 1996
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KIROV

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Ballet Kirov abre sua temporada no Teatro Municipal de São Paulo, no próximo dia 22, com uma versão completa de "Don Quixote", obra que dificilmente é apresentada na íntegra.
Algumas sequências desse balé inspirado na obra literária de Miguel de Cervantes e dançado pela primeira vez em 1869, no teatro Bolshoi de Moscou, tornaram-se famosas por seu virtuosismo técnico, capaz de empolgar platéias.
Como algumas árias de ópera, tais sequências costumam ser dançadas isoladamente pelas estrelas do balé. Nesta primeira turnê do Kirov pelo Brasil, que começa sábado em Curitiba e termina dia 14 de novembro em Goiânia, os principais papéis de "Don Quixote" serão interpretados por Faruk Ruzimatov e Diana Vishneva.
Estrelas da nova geração de bailarinos russos, Ruzimatov e Vishneva mostrarão a versão revisada que o autor da coreografia, Marius Petipa (1818-1910), realizou em 1871 para apresentar em São Petersburgo, cidade-sede do Kirov.
Na nova versão, Petipa acrescentou mais danças clássicas, amenizando as cenas de comédia, que ocupavam boa parte do original.
Na obra de Petipa, o romance entre o barbeiro Basil e Quitéria, filha de um estalajadeiro que no balé ganhou o nome de Kitri, ocupa a ação central.
Basil foi um dos primeiros papéis dançados por Ruzimatov no Kirov, que ingressou na companhia em 1981.
"É um personagem rico, cheio de nuances", disse Ruzimatov à Folha. "Basil mistura um pouco de tudo, exigindo do bailarino maestria na técnica pura, no poder de interpretação, no senso enorme de dramaticidade, na dominação perfeita da dança de caráter, além de uma certa improvisação."
Adaptações
Segundo Ruzimatov, o papel de Basil permite certas adaptações, feitas para torná-lo adequado a cada bailarino. "Todos fizeram, Nureyev, Baryshnikov. E para tanto é preciso muita segurança."
Com Ruzimatov, o balé ganhou saltos e passos que tornaram o papel muito difícil para bailarinos comuns. "Fui criticado quando dancei desta forma pela primeira vez. Diziam que eu estava tornando o papel impossível para outros intérpretes. Não concordo, pois acho que bailarinos menos dotados podem fazer suas próprias adaptações."
Como Ruzimatov, Vishneva também se realiza em "Don Quixote", no papel de Kitri. "Combina com meu temperamento irrequieto. Foge ao padrão princesinha de contos de fadas", diz.
Outro detalhe que agrada Vishneva é a independência que o papel feminino possui em "Don Quixote". "Existe por si no contexto do espetáculo. Não depende tanto do apoio do protagonista masculino, como ocorre na maioria das obras clássicas."

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