São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embrapa estuda efeito de agrotóxico

Erosão afeta microbacia em Sumaré

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embrapa está pesquisando os impactos ambientais da atividade agrícola na microbacia do córrego Taquara Branca, em Sumaré (130 km a noroeste de São Paulo).
O estudo começou no ano passado e já constatou problemas graves na região como a existência de um lixão e a retirada de terra para a fabricação de cerâmica.
Segundo o pesquisador Miguel Ângelo da Silveira, do Centro de Avaliação de Impacto Ambiental da Embrapa, em Jaguariúna (SP), estão sendo coletados resíduos de agrotóxicos nos dois córregos da microbacia.
"Queremos verificar se os córregos estão contaminados. Em caso positivo, qual o grau de contaminação e os eventuais efeitos na saúde humana", afirma Silveira.
Hortaliças, tomate e cana são os principais produtos agrícolas da região. Essas culturas são fortes consumidoras de agrotóxicos.
Um dos objetivos do estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é efetuar ações junto aos agricultores, a fim de que eles adotem tecnologias mais sustentáveis nos aspectos ambiental, social e econômico.
A região da microbacia, que possui 2.800 ha, também apresenta problemas de erosão.

Texto Anterior: Governo avalia 'gargalos' agrícolas
Próximo Texto: Roselândia traz novidades na primavera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.