São Paulo, quarta-feira, 16 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jorge Amado é internado novamente

LUIZ FRANCISCO

LUIZ FRANCISCO; OTÁVIO DIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Escritor está sob tratamento semi-intensivo e se prepara para uma angioplastia

O escritor Jorge Amado, 84, deixou ontem no início da noite a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Aliança, em Salvador (BA), onde está internado desde a tarde de segunda-feira por conta de uma crise de angina -falta de oxigenação do músculo do coração.
Segundo seu médico particular, Jadelson Andrade, 45, o escritor continuará a receber tratamento semi-intensivo para se preparar para uma angioplastia, que deverá ocorrer na segunda-feira.
O escritor sentiu-se mal no início da tarde de segunda-feira. Sua mulher, Zélia Gattai, 80, chamou Andrade, que decidiu internar o escritor. Na manhã de ontem, Amado foi submetido a um cateterismo (estudo das artérias coronárias).
Segundo Jadelson Andrade, o exame revelou a existência de obstrução em duas artérias do coração. Numa delas, a obstrução é de mais de 90%.
Por esse motivo, Amado deverá ser submetido a uma angioplastia -dilatação da artéria obstruída com a colocação de uma prótese.
Até lá, ele permanecerá internado, sob medicamentos, para se preparar para a intervenção.
"Devido à obstrução severa, os medicamentos sozinhos não estão fazendo efeito", explicou Andrade. "Chegamos à conclusão de que o problema somente será resolvido com a angioplastia", continuou.
"Estamos aqui, mais uma vez, no hospital", disse à Folha Zélia Gattai, 80, mulher do escritor. Jorge Amado já havia sido internado, em agosto, por apresentar problemas de saúde.
"Pelo menos agora faremos um tratamento que nos livrará deste pesadelo", continuou. "Eu estou otimista, Jorge também."
Ontem, às 19h30, o médico informou que Amado já havia deixado a UTI. "Está tudo bem. Jorge foi transferido para a Unidade de Terapia Semi-Intensiva."
O médico disse que, desde que foi internado com problemas cardíacos em Paris, há cerca de quatro meses, Jorge Amado convive com problemas de angina.
No início de agosto, quando completou 84 anos, o escritor ficou internado por um dia no hospital Aliança.
Na ocasião, ele abriu exceção às ordens médicas de repouso absoluto e convidou amigos para um almoço em sua casa no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.
Participaram do almoço vários artistas do elenco do filme "Tieta", entre eles Sônia Braga, protagonista do longa, e Caetano Veloso, autor da trilha sonora.
Na última quinta, o escritor baiano retornou de Goiânia (GO), onde se submeteu a uma cirurgia na vista.

Colaborou Otávio Dias, da Reportagem Local

Texto Anterior: Prêmio Promon de Piano tem eliminatória; Telecine mostra filmes brasileiros indicados; Dick Bogarde é hospitalizado
Próximo Texto: Adriane Galisteu entra muda e sai pelada!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.